Bairro Cidade Nova recebe Jornada Itinerante Terrestre até sexta-feira (13)
O Judiciário do Amapá deu início nesta segunda-feira (9), a mais uma edição da Justiça Itinerante Terrestre na Capital. As atividades estão concentradas na Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizada na Rua Antônio Pelaes Trajano, no Bairro Cidade Nova. Os atendimentos ocorrem até sexta-feira (13), no horário das 8 às 12 horas. (VISUALIZAR FOTOS)
Durante a realização da jornada são disponibilizados serviços jurisdicionais, além das ações do programa Pai Presente e da Casa de Justiça e Cidadania do TJAP, Ministério Público, Defensoria Pública, POLITEC, CAESA, CAMUF e outros parceiros.
A prática é coordenada pelo juiz Luciano Assis, com competência para processar e julgar demandas recebidas nos cursos das itinerâncias. A ação oferece importantes serviços à população como: averbação espontânea de paternidade, informações sobre adoção, Registro Tardio, Reclamações Cíveis, audiências, petições, Cartão do SUS, distribuição de hipoclorito, dentre outros.
A dona de casa Bárbara da Silva destacou a relevância da presença da Justiça no bairro Cidade Nova, extensiva aos bairros adjacentes, atendendo aos moradores que muito necessitam dos serviços do Judiciário e das instituições parceiras.
“A Jornada Itinerante Terrestre da Justiça facilita a vida das pessoas que residem não só aqui no bairro Cidade Nova. Eu estou aproveitando o momento para retirar a 2ª via da Carteira de Identidade e também a 2ª via da certidão do registro de nascimento. É uma oportunidade para nós aproveitarmos os serviços importantes que a Justiça nos oferece”, destacou.
Patrícia Palheta, coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF), disse que a finalidade do órgão na Jornada Itinerante, é prestar o melhor atendimento às mulheres, através de orientações jurídicas e psicológicas na prevenção da violência contra a mulher. Dados da Justiça apontam que Perpétuo Socorro e o Cidade Nova, são bairros da Capital onde há um alto índice de violência contra as mulheres.
“A intenção do Camuf é conscientizar as mulheres, através de palestras que as nossas servidoras realizam e que mostram a necessidade de prevenir e de combater a violência, seja em casa ou durante o namoro. Nós também damos total apoio jurídico e psicológico às mulheres que sofrem maus tratos. Na quarta e sexta-feira nós vamos realizar palestras sobre como evitar a violência, evitando assim, até casos de mortes”, ressaltou.
Um dos coordenadores da ação itinerante, José Nivaldo Barbosa Vieira, servidor responsável pela organização e infraestrutura das jornadas, disse que as ações promovidas pela Justiça facilitam a vida do cidadão que mora nos bairros afastados do centro da cidade e ajudam a amenizar a demanda reprimida.
“Estamos realizando mais uma edição do vasto calendário da Jornada Itinerante Terrestre da Justiça prevista para este ano de 2016, onde o nosso trabalho é atender da melhor maneira o jurisdicionado. O nosso papel é fazer o melhor atendimento da população que procura os serviços do Judiciário, a fim de resolver as suas necessidades” declarou.
A Coordenação das itinerâncias terrestres programou inúmeras jornadas na Capital e nos Distritos. As ações são divididas em perímetro urbano e rural. A próxima prática será realizada no Distrito de Santo Antônio da Pedreira.
Macapá, 10 de Maio de 2016
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 10 Mai 2016 05:44