Justiça do Amapá dá mais um passo em defesa do meio ambiente
A Justiça do Amapá lançou oficialmente a campanha “Garrafa pet sai do lixo”. A iniciativa faz parte do Programa “TJAP Responsável – Sustentabilidade Socioambiental”, por meio da Comissão Gestora de Responsabilidade Socioambiental do Judiciário Amapaense. A campanha objetiva realizar nos departamentos a coleta seletiva de garrafas plásticas de água mineral de 1,5 lt. Somente na sede da instituição são descartadas, mensalmente, aproximadamente seis mil unidades de garrafas. (VISUALIZAR FOTOS)
Além de instituir a coleta seletiva desses resíduos plásticos, que serão doados a entidades assistenciais para a correta utilização ou encaminhamento para reciclagem, a ação pretende sensibilizar e amadurecer a consciência individual sobre a necessidade da educação ambiental e a destinação correta de objetos, que para alguns pode ser considerado lixo, para outros, meio de sobrevivência. Segundo Diego França, integrante da Comissão, o que antes era descartado como lixo, e portanto, incorporado ao meio ambiente como entulho, agora vai servir para ajudar trabalhadores que sobrevivem da coleta desses materiais.
Na sequência, o Programa Responsabilidade Social e Ambiental prosseguirá na disseminação da cultura de coleta seletiva dos resíduos plásticos nas demais unidades judiciárias do Amapá. Posteriormente, o Programa vai incorporar a coleta de outros materiais, como o vidro e metal.
Essa medida faz parte do Planejamento Estratégico do TJAP que cumpre Recomendação do Conselho Nacional de Justiça, no sentido de adotar políticas públicas objetivando a formação e a recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado, além da formação dos próprios servidores e jurisdicionados.
Texto: Edson Carvalho
Assessoria de Comunicação do TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
- Detalhes
- Criado: Terça, 09 Abril 2013 07:12