Escola Josefa Jucileide Colares recebe núcleo de práticas restaurativas
Na solenidade de inauguração o sentimento entre professores e alunos era de uma importante conquista. O Núcleo de Práticas Restaurativas na escola Professora Josefa Jucileide Amoras Colares foi instalado como etapa do encerramento do curso ministrado durante três dias no educandário. A iniciativa tem a cooperação da Justiça do Amapá, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretaria de Educação, Polícia Militar e Prefeitura de Macapá. (VISUALIZAR FOTOS)
O consultor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, Mário Mendonça, que ministrou o curso, agradeceu aos parceiros que contribuíram para o desenvolvimento das tarefas. “A formação tem o objetivo de capacitar a equipe que vai instituir e difundir no âmbito educacional uma cultura de paz, servindo de instrumento para o enfrentamento das situações de violência no cotidiano escolar”.
O Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Carmo Antônio de Souza, disse que a instalação do núcleo é o início de uma nova história na escola “E essa celebração hoje não seria possível se não tivéssemos a cooperação de todas essas instituições”.
A diretora da Escola, Silva Chucre, exaltou a iniciativa e ponderou que essa medida vai trazer maior tranquilidade para a Escola e ainda para a comunidade no bairro.
“O diálogo e a postura responsável é a melhor forma de resolver os problemas a que estamos todos nós sujeitos. Não devemos viver criticando o nosso semelhante, precisamos é incentivá-lo a fazer algo bom na sua vida. O Núcleo de Práticas Restaurativas vai complementar o trabalho de nossas coordenadoras e trazer melhor convivência com a sociedade”, reiterou a professora.
O gerente do MP Comunitário, José Vilas Boas, destacou que o Ministério Público Estadual é o idealizador do programa, mas conta com a Justiça do Amapá e outros órgãos para concretizar esta prática que tanto benefício traz para a sociedade amapaense.
“As práticas restaurativas ajudam no bom relacionamento das pessoas e transformam a escola em lugar de paz e de elevada educação. Parabéns a escola que recebe este Núcleo que propõe uma nova abordagem para a solução dos cotidianos conflitos e até mesmo situação de violência vivenciados nas escolas.
-Macapá, 28 de abril de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 28 Abril 2016 04:10