Cooperação técnica entre Judiciário e MP resulta na instalação do 1º Núcleo de Práticas Restaurativas na Escola

PRATICAS 1

Em solenidade ocorrida na Escola Estadual José de Anchieta, na zona sul da capital, a Justiça do Amapá, Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Prefeitura de Macapá e Polícia Militar inauguraram o 1º Núcleo de Práticas Restaurativas. (VISUALIZAR FOTOS)

PRATICAS 31Na oportunidade, foram apresentados os mediadores, então certificados e que, após terem sido capacitados no Curso de Práticas Restaurativas, atuarão para estabelecer a cultura da paz no ambiente escolar, prevenindo atitudes violentas e conflituosas.

O Núcleo será supervisionado pela Diretoria da Escola e administrado pelo Comitê Gestor das Práticas Restaurativas Escolares. 

PRATICAS 18A Secretária de Educação do Estado, Conceição Medeiros, destacou a relevância da capacitação de mediadores escolares e os esforços de todas as instituições parceiras para implementar o programa que visa pacificar as relações e, de conseqüência, elevar o nível do rendimento escolar.

“O Governo do Estado, através da SEED, apoia a iniciativa das duas instituições, pois tem a relevante intenção de estabelecer a política de pacificação social, começando pelas escolas. Vamos nos empenhar ao máximo para que possamos aplicar da melhor forma a cultura da paz aos servidores da educação, alunos e comunidade”, declarou.

PRATICAS 26O promotor de Justiça e coordenador do MP Comunitário, André Araújo, disse que a cooperação com TJAP, GEA e a Polícia Militar é de suma importância, propiciando uma ação concreta no combate à violência escolar, e a consolidação de uma política pacificadora no enfrentamento aos conflitos nos estabelecimentos de ensino e no ambiente familiar.

“O Ministério Público, por meio do MP Comunitário e Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE)realizou a capacitação prevista no Termo de Cooperação Técnica assinado pelos representantes do Tribunal de Justiça, Governo do Amapá e Prefeitura de Macapá, visando a formação de Agentes Multiplicadores das Práticas Restaurativas nas Escolas que vão auxiliar no enfrentamento à violência, na resolução de conflitos e na promoção da paz. Foram capacitados cerca de 50 multiplicadores em Práticas Restaurativas.

PRATICAS 13Para o servidor do TJAP Mário Mendonça, a instalação do 1º Núcleo de Práticas Restaurativas representa a união de esforços e do compromisso das principais instituições públicas do Estado na edificação da cultura da paz na sociedade amapaense.

“A instalação do Núcleo de Práticas Restaurativas visa apaziguar os conflitos no ambiente escolar, estabelecendo a pacificação social e a justiça da paz. A nossa intenção é contribuir, solucionando problemas existentes não só na escola, mas também na família e na sociedade local”, finalizou.

PRATICAS 6A Prática Restaurativa tem por objetivo estabelecer uma prática de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas, adotando os princípios, valores e metodologias da Justiça Restaurativa, visando a pacificação e a cultura do diálogo e do senso de responsabilidade entre alunos, professores, funcionários e familiares

-Macapá, 25 de abril de 2016-

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD