Juizado da Infância realiza Audiências de Reavaliação no CESEIN

cesein 10O Juizado da Infância e Juventude - Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas – vem realizando Audiências de Reavaliação de adolescentes na sede do Centro Socioeducativo de Internação Masculina (CESEIN), para os internos que obtém progressão para as medidas de liberdade assistida.

cesein 9A audiência de reavaliação é um dos compromissos do Judiciário para a promoção de justiça e ainda uma forma alternativa para diminuir a superlotação das unidades de atendimento, visando a adequação dos serviços prestados ao que preconizam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

cesein 6Em uma das audiências, Maria José Soares Prazeres, mãe de um dos internos que conseguiu a progressão, ressaltou que era uma mulher que vivia dias de tristeza, sofrimento e preocupação, porém disse que aquele momento representava motivo de alegria de poder levar novamente o filho para casa e também de uma chance para recomeçar.

“Meu filho ganhou uma nova chance, é hora de recomeçar. Ele vai voltar a estudar, fazer cursos profissionalizantes e buscar uma vida de responsabilidades. Estou muito satisfeita de vê-lo novamente perto de mim e da família. Espero que ele tenha aprendido a lição e que seja uma pessoa que faça somente o bem e que me faça feliz”, disse.

cesein 4A diretora do CESEIN, Geisa de Oliveira Benjamin, destacou a importância da realização das audiências de reavaliação dos internos, pois possibilita a oportunidade de um recomeço para os jovens, além de diminuir o número de internos do centro, hoje em super lotação.

“Há toda uma sistemática de análise do processo administrativo do adolescente, onde se avalia a conduta e se é conveniente a progressão da sua internação. O socioeducando deve cumprir as medidas, e após o relatório minucioso feito pela assistente social, as informações são encaminhadas à equipe técnica da FCRIA, do Ministério Público e da Defensoria Pública para finalmente o processo do adolescente ir para a audiência de reavaliação com o juiz Luciano Assis”, explicou.

cesein 7O defensor público da Infância e Juventude, Brehmyn Klizman Siqueira Nazário, disse que a prática representa uma nova oportunidade ao adolescente, que deverá ser monitorado e integrar políticas públicas e, posteriormente, inserir-se no mercado de trabalho.

“A Defensoria Pública vai garantir a assistência jurídica necessária possibilitando os direitos, inclusive o da educação, documentação, atendimento médico, assegurando que o adolescente siga o caminho correto, através de efetiva promoção de ressocialização”, declarou.

cesein 2

O juiz Luciano Assis, ressaltou que “o Juizado da Infância- Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas, Ministério Público, Defensoria Pública e o CESEIN fazem prévia seleção dos processos que preenchem os requisitos para esta reavaliação da internação. A iniciativa visa uma reanalise da possibilidade de progressão das medidas aplicadas.”

-Macapá, 22 de abril de 2016-

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD