Integrantes do Sistema de Justiça se reúnem para aperfeiçoar o programa de Depoimento Especial

 depoimento 31Em reunião realizada pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, a Justiça do Amapá e órgãos que integram o Sistema de Justiça, debateram e analisaram a proposta do programa de Depoimento Especial que visa garantir de forma célere e fidedigna o depoimento de crianças e adolescentes que passaram por traumas físicos e psicológicos vítimas de crime.

 depoimento 27A proposta do programa de Depoimento Especial é salvaguardar a integridade física, psíquica e emocional de crianças e adolescente, vítimas e testemunhas de violência, fazendo com que prestem depoimentos de forma diferenciada, preferencialmente, uma única vez, evitando que sejam revitimizados pela recordação compulsória do episódio.

 depoimento 29O juiz auxiliar da presidência, João Matos Júnior, falou da importância do Depoimento Especial. “O programa que será utilizado pela Justiça Amapaense servirá para que tenhamos uma forma de extrair o depoimento das testemunhas infanto/juvenil sem lhes causar maiores transtornos e prejuízos.”

 depoimento 28A juíza de Direito Larissa Noronha Antunes, responsável pela Vara da Infância de Santana, que intermediou a apresentação do programa, destacou que promover de forma mais célere o depoimento das vítimas fará com que os ofensores possam ser logo responsabilizados. Também ressaltou que o Depoimento Especial visa criar mecanismos para evitar exposição e situações vexatórias e/ou traumáticas para as testemunhas.

“O programa visa assegurar que crianças e adolescentes não passem por abordagens investigativas desrespeitosas e que comprometam a busca pela verdade dos fatos.”

 depoimento 30O promotor de justiça substituto Saullo Patrício Andrade acrescentou que “a tese do depoimento é propiciar os direitos da criança e do adolescente garantidos constitucionalmente. Trata-se de uma importante iniciativa que usa uma metodologia para tomar os depoimentos das vítimas e, não incorrer em mais agravo psicológico”.

Concluída a fase de consolidação do programa de Depoimento especial, será formalizado um Termo de Cooperação Técnica com os órgãos da rede e o TJAP.

-Macapá, 22 de abril de 2016-

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD