O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Curso na EJAP discute a violência doméstica contra a mulher

        -Macapá, 24 de dezembro de 2012-

 

Em curso realizado pela Escola Judicial do Amapá, a presidente do Instituto Pan-americano de Políticas Criminais, Alice Bianchini, especialista em ciências penais e doutora em Direito Penal explanou sobre o problema de larga incidência na sociedade brasileira, disseminado por todo o país e que atinge mulheres de todas as idades e classes sociais: "A Violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha".

Juízes e assessores jurídicos participaram do curso e puderam discutir a questão com base em indicadores numéricos reais sobre a triste realidade. A palestrante destacou que a violência doméstica é um problema que está enraizado em todas as sociedades do mundo. Contudo, "a praticada contra a mulher registra números assustadores em nosso país".

Com base nesses números, sobretudo no âmbito doméstico, onde os dados focam principalmente a lesão corporal e o homicídio praticado contra as mulheres no Brasil, os participantes visualizaram a dimensão do problema e, através de estudo de caso e tomada de decisão, discutiram as soluções jurídicas e não jurídicas.

Além do quadro apresentado, o encontro objetivou analisar a eficácia da Lei Maria da Penha na reversão dos dramáticos números de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como discutir a jurisprudência dominante em relação a questões de cunho jurídico/processual que envolvem a aplicação da Lei.

Segundo a professora Alice Bianchini, levantamentos sobre o tema, existentes desde 2001, demonstram que os números de lesão corporal diminuíram, enquanto os de homicídio aumentaram.

Texto: Edson Carvalho

Assessoria de Comunicação

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD