Justiça do Amapá apresentará quatro boas práticas no III Encontro do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação- FONAMEC

PRATICAS 7A 3ª edição do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec) acontecerá no dias 14 e 15 de abril, na cidade de Cuiabá – Mato Grosso. E a Justiça do Amapá participará do evento apresentando quatro práticas desenvolvidas no Estado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP- NUPEMEC.

PRATICAS 1Neste evento, o Tribunal será representado por dois membros do NUPEMEC, a juíza Joenilda Lenzi e a servidora Sônia Ribeiro que apresentarão quatro (4) programas: Semanas Mensais de Conciliação, o programa radiofônico Conciliando as Diferenças, o programa de Mediação Escolar e as Audiências Concentradas do PROCON.

As Semanas Mensais de Conciliação são realizadas sempre na última semana de cada mês. Com 23 edições, alcançou por meio de 237.073 audiências, o expressivo índice de mais de 60% em acordos por edição.

PRATICAS 15

“A cada edição mais pessoas nos procuram e mais processos são agendados, pois a política da conciliação já faz parte da nossa realidade e alcançou a credibilidade do jurisdicionado. O elevado número de acordos se deve ao fato de que as pessoas estão dispostas a chegar a um consenso que beneficie os dois lados”, conta a Coordenadora da Central de Conciliação, juíza Joenilda Lenzi.

PRATICAS 10O programa radiofônico “Conciliando as Diferenças” foi criado em 2015 e tem como foco principal levar a temática da conciliação a todos os locais, chegando até mesmo aos ribeirinhos. Transmitido pela Rádio Universitária 96.9 FM por intermédio de uma parceria técnica, o programa vai ao ar todas as quartas-feiras das 17 às 18 horas. Desde março de 2016, são transmitidas conciliações ao vivo, com autorização das partes, durante a exibição do programa.

PRATICAS 12“A Conciliação é uma prática que chegou para ficar e facilitar a vida do jurisdicionado que tanto espera para que seu conflito seja solucionado”, explica a instrutora do NUMEMEC e apresentadora do Programa Conciliando as Diferenças, a servidora Sônia Ribeiro.

PRATICAS 6A terceira prática que será apresentada no FONAMEC é o programa de Mediação Escolar, que vai até as escolas, treina o corpo docente e discente, e instala um Núcleo de Mediação na sede do educandário. Assim, a própria comunidade escolar aprende a bem resolver seus conflitos. Em 2016 o programa já chegou aos municípios de Oiapoque e Mazagão.

“Este programa é a concretização de uma prática que idealizamos tem mais de 12 anos. Ele propicia a formação e capacitação de multiplicadores como educadores para a paz, revelando-se como uma sólida contribuição à melhoria das relações no ambiente escolar, familiar e social”, destacou a Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini.

E o quarto programa que será apresentado são as Audiências Concentradas do PROCON. Uma cooperação firmada em 2015 que vem trazendo muitos aspectos positivos, sendo um deles a consolidação da credibilidade do órgão enquanto defensor dos direitos do consumidor. As audiências do Procon são realizadas na Central de Conciliação do Fórum da Capital e homologadas imediatamente pelo juiz coordenador.

O FONAMEC tem âmbito nacional e congrega juízes e conciliadores de todos os Estados e do Distrito Federal.

-Macapá, 04 de Abril de 2016-

- Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD