Estagiários da Justiça do Amapá participam de Curso de Conciliação
A Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), realiza no período de 14 a 18 deste mês, o Curso de Formação Continuada em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos para estagiários que atuam no âmbito do Poder Judiciário. (VISUALIZAR FOTOS)
O evento tem como meta, preparar jovens para o novo modelo de Justiça, com o advento do novo Código de Processo Civil que entra em vigor no dia 18 de março e que traz em seu bojo as novas regras para Conciliação de Conflitos que passará a ser uma das etapas obrigatórias do processo.
“O curso terá três etapas. A teórica, prática e o estágio supervisionado. Só então o aluno poderá receber sua certificação concedida pelo NUPEMEC/TJAP, que dará a ele o direito de atuar como conciliador profissional em todo território nacional, como preconiza o novo CPC”, explicou a supervisora da Central de Conciliação do TJAP, Conceição Meireles.
Participam do curso 35 estagiários e 5 acadêmicos do curso de Direito de instituições conveniadas com a Justiça Estadual. Entre eles está a Brenda Cristina Colares de Novaes. Ela é estagiária da Central de Conciliação do Fórum de Macapá.
“Esse curso vai me possibilitar entender mais os relacionamentos. Quando nos colocamos no lugar do outro, com seus problemas, podemos enxergar de forma mais clara e humana essas pessoas. Vai proporcionar uma visão ampla de como os conflitos surgem e como é possível aprender com eles. E, sem dúvida, isso vai ser de fundamental importância para nossa atuação na Central de Conciliação e até mesmo na nossa vida pessoal”, ressaltou a aluna.
Já para a Ana Paula Iglésias de Menezes, estagiária da Assessoria de Planejamento do TJAP, a participação no curso tem como objetivo principal o crescimento profissional.
“O curso está me dando a chance de conhecer como funciona a conciliação na prática, com a aplicação de técnicas. O que eu tinha de conhecimento era superficial. Agora posso me aperfeiçoar e aplicar o que estou aprendendo na minha profissão, depois que eu me formar em Direito, seja como advogada ou como magistrada”, enfatizou Ana Paula.
De acordo com Sônia Ribeiro, instrutora do NUPEMEC, a capacitação desses jovens, representa a ratificação e a consolidação da prática consensual de solução de conflitos.
“Estamos entrando em uma nova era. A pacificação social por meio do consenso será a ferramenta jurídica do futuro. Um dia vamos ver que valeu a pena investir na cultura da pacificação. Os jovens que estamos preparando hoje serão os grandes responsáveis pelos resultados positivos que estão por vir. E nós da Justiça do Amapá, estamos muito realizados em fazer parte dessa etapa da vida desses promissores profissionais”, concluiu.
-Macapá, 16 de março de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quarta, 16 Março 2016 00:34