Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá cumpre extensa agenda de visitas na região de Calçoene
-Macapá, 19 de dezembro de 2012-
O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, acompanhado do Juiz Auxiliar da Presidência, Décio José dos Santos Rufino; do chefe de Gabinete da Presidência, José Dias Façanha e do chefe do Gabinete Militar do TJAP, Cel Bráulio Gondim, cumpriu uma extensa agenda que incluiu visitas à Comarca de Calçoene, Casas dos Juízes Titular e Substituto, Posto Avançado da Justiça na Região de Lourenço, Cooperativa dos Garimpeiros, além e minas de ouro do Lourenço. (VISUALIZAR FOTOS)
A visita administrativa iniciou pela Comarca de Calçoene. A comitiva foi recebida pela Juíza Priscylla da Silva Peixoto, que assumiu a Titularidade da Vara Única da Comarca de Calçoene no dia 03 dezembro de 2012. Durante a visita, o Desembargador-Presidente percorreu o prédio do Fórum, conversou com servidores e ainda acompanhou o andamento de processos na região, que hoje tem 1.104 processos em tramitação. Em seguida, o Desembargador visitou as Casas dos Juízes titular e substituto.
Já no dia seguinte, a Comitiva seguiu para o Distrito do Lourenço. A primeira parada foi no Posto Avançado da Justiça na região, onde a comitiva foi recepcionada pela servidora Maria Gorete Loiola. Impressionado com a ótima condição do prédio e mesmo com o desenvolvimento da região, o Desembargador-Presidente Mário Gurtyev expressou a sua surpresa. “Ainda não conhecia a região e estou muito impressionado. Penso que já comporta a instalação de um município para que a população tenha uma melhor assistência. Estimo que a população já ultrapassa os 5 mil habitantes e nós temos municípios que não têm esse quantitativo populacional”, disse.
O Juiz Auxiliar da Presidência, Décio José dos Santos Rufino, também ficou surpreso com o que encontrou no Distrito e desejou o melhor trabalho para a Juíza Priscylla da Silva Peixoto. “Acredito que com a dedicação que a Drª Priscylla tem e os exemplos que ela vem demonstrando, ela deve fazer uma transformação dentro da comunidade, de forma a sentir os anseios da população e dar uma resposta mais positiva a todos,” expressou positivamente o Juiz Décio Rufino.
A comitiva ainda visitou as dependências da Cooperativa dos Garimpeiros do Lourenço (COOGAL) e foi recebida pelo presidente da Entidade, Antônio de Souza Pinto. Após, a Comitiva também visitou a mina subterrânea, onde por muitos anos houve a exploração do ouro pela Empresa Novo Astro. Na oportunidade, o Desembargador-Presidente Mário Gurtyev viu de perto o trabalho desenvolvido hoje pela Cooperativa de Garimpeiros que, em julho do ano passado, conseguiu a renovação do alvará para pesquisa mineral em nova área no Distrito do Lourenço. Apesar da longa exploração da área, cerca de 400 garimpeiros trabalham nos locais onde há rejeitos que armazenam muito minério de ouro.
Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social
- Detalhes
- Criado: Terça, 18 Dezembro 2012 11:41