Justiça do Amapá coloca em funcionamento ferramenta que vai gerenciar informações de audiências pré-processuais
Técnicos do Departamento de Sistemas do Tribunal de Justiça do Amapá desenvolveram ferramenta que vai gerenciar todos os dados e as estatísticas das audiências conciliatórias pré-processuais realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-Cejusc (Central de Conciliação do Fórum de Macapá).
Há anos a Justiça do Amapá realiza audiências pré-processuais, sem, contudo, existir um banco de processamento dos dados sobre essa modalidade de audiência. O primeiro registro ocorreu na terça-feira, dia 08 de março.
A instrutora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/NUPEMEC TJAP, Sônia Ribeiro, explicou as dificuldades, antes enfrentadas, para se levantar informações, relatórios e estatísticas, referentes à prática. Tudo era feito manualmente e as informações ficavam em livros manuscritos. Com a implantação do novo sistema as informações ficarão armazenadas eletronicamente e utilizadas quando a necessidade exigir, rapidamente.
“Com a entrada do novo Código de Processo Civil, todos os Tribunais terão que se adequar a essa realidade”, afirmou Sônia Ribeiro.
Um dos beneficiados com o novo sistema é o Procon/AP, que diariamente, por conta de convênio com o TJAP, ocupa as instalações do Fórum de Macapá para agilizar suas demandas pré-processuais.
A assessora jurídica do órgão, Eliane Albuquerque, ressaltou os benefícios sobre o controle automático das demandas pré-processuais do Procon. “Reconhecemos que esse instrumento vai nos ajudar significativamente”, declarou.
O Cejusc do Tucujuris, nome dado à nova ferramenta em razão de estar vinculado ao sistema processual eletrônico do TJ, contempla entre outros o cadastramento da demanda; pedido; termo de audiência e a homologação do acordo pela juíza coordenadora, além de prestar serviços à cidadania por meio de “Guia de Encaminhamento” ao órgão responsável.
A novidade do Cejusc do Tucujuris é que o magistrado vai poder realizar audiências pré-processuais itinerantes, bastando um computador interligado à rede mundial de computadores – internet. Dentre as vantagens que traz o novo sistema está a redução do volume de papel, o que vai refletir em economia de recursos financeiros e de espaço físico para guardar papéis.
O Amapá desponta como pioneiro, apresentando uma ferramenta genuinamente desenvolvida pela equipe do DESIS/TJAP. Foram sete meses debruçados no desenvolvimento desse sistema.
-Macapá, 11 de março de 2016
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Pedro Henrique
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 10 Março 2016 22:44