Iniciou hoje mais uma edição do Mutirão Carcerário na penitenciaria feminina
A Justiça do Amapá com o apoio do Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública e Secretaria de Segurança Pública, deu início ao mutirão carcerário na penitenciária feminina. A ação acontece especialmente durante esta semana em alusão ao dia internacional da mulher. (VISUALIZAR FOTOS)
O mutirão carcerário é um programa incentivado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem como objetivo realizar a revisão de prisões; bem como a reinserção social com palestras, atividades de recreação e atendimentos médicos para as reeducandas.
A presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, fez a abertura oficial do mutirão e explicou que essas atividades mostram o olhar do Judiciário para essas mulheres. “Essa semana será muito produtiva e útil porque tem a frente mulheres e homens, profissionais que se complementam, que realizarão um bom trabalho. O Judiciário está aqui porque se importa muito com os reeducandos que cumprem pena privativa de liberdade. Fazemos votos que essa semana seja de profícuo trabalho”, desejou a presidente.
Para o Juiz Auxiliar da Presidência, João Matos Junior, a revisão das prisões garantirá um atendimento mais pormenorizado e com um retorno imediato para as detentas. “Não esperamos apenas números na liberação ou manutenção das prisões, mas, sim, que o trabalho tenha efetivo resultado”, afirmou o juiz.
A Juíza de direito da Vara de Execuções Penais, Fabiana Oliveira, explicou que nessa data deve-se antes de tudo reconhecer os direitos das mulheres, muito antes de qualquer outra homenagem.
“Hoje o dia não é só de flores. O dia da mulher também deve servir para pedir respeito e dignidade. Queremos que todas possam voltar a cuidar das suas vidas, ressocializadas e integradas ao mercado de trabalho, e às salas de aula, e que nunca mais precisem retornar ao cárcere”, reiterou a magistrada.
Também estiveram presentes no evento o Desembargador-corregedor CarmoAntônio de Souza; a Promotora de Justiça do MP, Socorro Pelaes; o Defensor Público Geral do Estado, Horácio Magalhães; o Diretor do Instituto de Administração Penitenciaria Jefferson Dias; o Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado do Amapá, Cícero Bordalo Júnior, e a Coordenadora da Penitenciaria Feminina, Patrícia Batista.
A programação inicia hoje e vai até a sexta-feira (11). Serão reexaminados todos os processos das presas provisórios e daqueles que estão cumprindo pena. Também serão realizadas consultas médicas e palestras educativas para a prevenção de doenças.
Durante toda a semana acontecerá uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal e roupas para as internas. Os postos de arrecadação estão na Vara de Execuções Penais, no 2º pavimento do Anexo do Fórum de Macapá, e no prédio do TJAP.
-Macapá, 08 de março de 2016-
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 08 Março 2016 10:31