Semana Estadual de Conciliação: um programa de sucesso no Judiciário amapaense

conciliação 6A Semana Estadual de Conciliação no Amapá tem como objetivo consolidar a prática da conciliação, concentrando audiências que podem ser resolvidas pelo consenso. Desde sua 1ª edição em 2012 até a 22ª ocorrida em fevereiro de 2016, foram realizadas 237.073 audiências. Com índices de mais de 60% em acordos a cada edição, o programa é considerado um sucesso no Estado do Amapá.

conciliação 14Foram mais de 280 milhões de reais em acordos alcançados até agora. Macapá é o município com maior número de audiências conciliatórias positivas, são mais de 172 mil audiências que totalizam o valor superior a 202 milhões. O segundo lugar fica com o município de Santana com 29.509 audiências, cujo resultado chega a 57.576.894,78 milhões.

O município de Ferreira Gomes alcançou o expressivo número de 12.099.913,47 milhões em acordos obtidos em 2.812 audiências. Laranjal do Jari realizou 11.262 audiências e totalizou 8.117.410,03 milhões.

Estes números positivos são resultado de um trabalho sem precedentes de todo o Judiciário, que não mede esforços para alcançar cada jurisdicionado e dar uma solução a seus conflitos.

conciliação 2“A conciliação é uma realidade em todo o país e no Estado do Amapá temos tornado uma atividade de rotina. A população reconhece e confia nesta prática, que dá uma resposta não só mais rápida, mas muito mais satisfatória, uma vez que as próprias partes participam da solução da demanda, chegando a um acordo que as satisfaça”, explica a Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá Desembargadora Sueli Pini.

conciliação 18Promover a cultura de paz e resolver conflitos de forma rápida e em comum acordo entre as partes são pontos positivos das Semanas Estaduais de Conciliação.  Todos os anos um calendário é formulado, contendo as datas em que as Semanas acontecerão, sempre na última semana de cada mês. Todas as Varas tomam conhecimento e selecionam os processos que podem ser inseridos.

“Conciliação, mediação, negociação e arbitragem não são para esvaziar escaninhos. São sim a melhor maneira de se prestar a jurisdição. Há uma importante política nacional de incentivo (e até obrigatoriedade) à resolução consensual dos conflitos”, finalizou a Presidente do TJAP.

-Macapá, 18 de março de 2016-

- Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD