Servidores do TJAP participam de curso de capacitação em Depoimento Especial
O Curso de Depoimento Especial, organizado pela Coordenadora de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amapá, segue até esta sexta-feira (26). Servidores do TJAP, bem como profissionais da área infantojuvenil participam do curso de capacitação nas técnicas de entrevistas para a coleta de depoimentos de crianças vitimas de violência e de abuso sexual.
O curso é baseado em modelos internacionais e em usos de técnicas de entrevistas específicas, baseadas na memória e assim melhor obter detalhes de tudo o que efetivamente aconteceu. A professora Lillian Milnitsky Stein, titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que diz se sentir honrada em participar do projeto da Sala de Depoimento Especial já implantado nas comarcas de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Calçoene, é quem está à frente do curso.
“Hoje nosso sistema faz com que as crianças sejam ouvidas repetidas vezes, tanto nas delegacias quanto nas salas de audiência, em frente ao juiz e agressor. Na sala de Depoimento Especial estarão somente o técnico, devidamente capacitado, com a criança para dar a oportunidade dela buscar na sua memória tudo o que ela conseguir se lembrar do que de fato aconteceu. Devo salientar que os casos de abuso sexual são cometidos sem testemunha e no sigilo. Então a memória delas é nosso maior material”.
A palestrante explicou que as palavras da criança baseadas na sua lembrança serão essenciais no desenvolvimento dos casos, pois a forma como as perguntas são feitas a elas, vai impactar na qualidade das respostas.
Com o término da capacitação nesta sexta-feira, a professora Lillian Milnitsky retorna no mês de julho para mais uma etapa do curso.
-Macapá, 26 de fevereiro de 2016-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Vandy Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 25 Fevereiro 2016 22:44