22ª Semana Estadual de Conciliação iniciou hoje em todas as Unidades da Justiça do Amapá
A abertura da 22ª Semana Estadual de Conciliação aconteceu nesta segunda-feira (22) na Central de Conciliação localizada no Fórum de Macapá, com a presença de magistrados, servidores, autoridades do Ministério Público, Defensoria Pública, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros e jurisdicionados. (VISUALIZAR FOTOS)
As ações de conciliação se estenderão até o dia 26 de fevereiro simultaneamente nas Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude, Juizados Especiais da Capital e das Comarcas do interior do Estado, além de Secretarias do 2º Grau.
Segundo a Coordenadora da Central de Conciliação, juíza Joenilda Lenzi, a maior vitória alcançada nesta 22ª edição, em comparação a 1ª, é a confiança que a população desenvolveu nesta prática. A conciliação possui credibilidade com o jurisdicionado que já a considera uma alternativa prioritária, antes do litígio.
“As pessoas já sabem que este é um caminho muito seguro de resolver os conflitos, a cada dia a conciliação vai se tornando algo familiar. Fazemos questão de mostrar à população sua importância, pois ela traz a pacificação social”, ressalta a Coordenadora da Central de Conciliação.
A Desembargadora Stella Ramos ressaltou que as ações como as semanas estaduais de conciliação facilitam e dão maior celeridade aos processos, com os jurisdicionados tendo um atendimento especial para que os conflitos sejam resolvidos.
“Estamos em uma atividade de rotina, mas chamamos toda a comunidade jurídica para conhecer a prática da conciliação. O cuidado, a celeridade dos processos e a responsabilidade com o jurisdicionado são nossas prioridades para que os conflitos sejam logo resolvidos”, disse.
O Desembargador Carmo Antônio de Souza destacou que os benefícios da conciliação são inúmeros: ameniza os longos períodos de espera, faz com que os resultados sejam mais práticos e executados em comum acordo.
“O sucesso dessa ação é resultado de tudo o que plantamos. O CNJ pede que seja realizada uma semana de conciliação anualmente e nós do Judiciário do Amapá realizamos uma ação mensalmente”, finalizou o Desembargador-Corregedor Carmo Antônio de Souza.
-Macapá, 22 de fevereiro de 2016-
Texto: Andrea Maciel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 22 Fevereiro 2016 09:29