Servidores da Justiça do Amapá participam de oficina de capacitação em Práticas Restaurativas
Servidores do Tribunal de Justiça do Amapá, do Ministério Público Estadual, diretores e professores das escolas estaduais, participam da oficina de “Aspectos Pedagógicos para Capacitação em Práticas Restaurativas na Educação” que iniciou ontem (17) e prossegue nesta quinta (18), e é realizada no prédio da Escola de Administração Pública. (VISUALIZAR FOTOS)
O evento tem o objetivo de capacitar equipe destinada a instituir e difundir no âmbito educacional uma cultura de paz, servindo de instrumento para o enfrentamento das situações violentas no cotidiano escolar. A ação tem a colaboração do TJAP, MPE, SEED, Polícia Militar, Secretária de Justiça e Segurança Pública, Prefeitura de Macapá e Defensoria Pública.
O consultor do NUPEMEC/TJAP e um dos instrutores da oficina, Mário Mendonça, explicou que o conteúdo programático do curso aborda o panorama da Justiça Restaurativa, como a cultura da paz e política pública de acesso à justiça; teoria do conflito; negociação nos conflitos e a comunicação no processo restaurativo; métodos extrajudiciais de resolução de conflitos; além da teoria e prática da Mediação e dos Círculos Restaurativos, onde o foco será o processo de mediação e dos círculos restaurativos e ferramentas de mediação e código de ética.
A servidora do MP, Alzira Nogueira, ressaltou a importância da oficina para capacitar e disseminar a cultura de paz nas escolas e explicou o que resultará das oficinas. “Montamos um programa básico, com metodologia e material didático que será dialogado com os participantes da oficina para capacitá-los nas escolas das redes públicas onde serão implantados os núcleos de práticas restaurativas. Depois que terminarmos as oficinas, dividiremos as pessoas em equipes que ficarão responsáveis por um determinado número de escolas para replicar o que foi aprendido no curso.”
Participante do evento, Manoel Batista, professor integrante do NUFOC - Núcleo de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação- Macapá falou sobre a capacitação que recebeu. “Hoje experimentamos grave violência em nossas relações, e é necessário termos essa possibilidade de poder ajudar a dialogar e a diminuir os conflitos no âmbito escolar. Por isso é importante estarmos capacitado e assim fazer uma boa mediação entre os antagonistas. A proposta de criar um núcleo de práticas restaurativas certamente muito ajudará na mudança de postura do aluno e do cidadão.”
-Macapá, 17 de Fevereiro de 2016-
Texto e fotos: Hugo Reis
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 969 FM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 18 Fevereiro 2016 01:36