O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

TJAP é destaque no Conselho Nacional de Justiça no cumprimento das Metas 3 e 4

-Macapá, 15 de março de 2013-

Em solenidade realizada no auditório do Conselho Nacional de Justiça, ocorreu a divulgação dos resultados das METAS 3 e 4, instituídas pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – ENASP, que visava o julgamento de ações penais distribuídas até 2008, envolvendo crimes dolosos contra a vida (sentença de pronúncia e de plenário do júri). O evento foi conduzido pelo Conselheiro Bruno Dantas do CNJ, sendo a mesa solene composta ainda pelo Ministro Gilmar Mendes do STF, Conselheiro Gilberto Martins do CNJ e Conselheira Taís Ferraz do CNMP, que coordena em nível nacional o Grupo de Persecução Penal da ENASP.

Para uma plateia de muitas autoridades, dentre estas, gestores de metas dos Tribunais de todo o País, inclusive o Juiz Décio Rufino, gestor local, a boa notícia veio de parte do presidente dos trabalhos, o Conselheiro Bruno Dantas que, ao anunciar as posições alçadas nos Estados quanto à execução das Metas 3 e 4 da ENASP,  enfatizou: “ano após ano, o Tribunal de Justiça do Amapá vem demonstrando uma grande capacidade de gestão”.

E não por menos, o elogio foi realmente merecido, pois o TJAP alcançou a primeira e terceira posições, respectivamente, no cumprimento das METAS 3 e 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – ENASP, ao atingir os índices de 100% das ações penais pendentes de pronúncia e 90,91% dos processos para julgamento no plenário do Júri. Na primeira das metas mencionadas, como único Tribunal a alcançar o cumprimento total da tarefa proposta, e na segunda, perdendo apenas para os Tribunais de Justiça de Sergipe e do Distrito Federal.

No nosso caso, para o integral cumprimento da Meta 4 da ENASP, restaram somente 4 ações penais para julgamento no plenário do Júri, todas em tramitação na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá.

Após o término da solenidade, o Conselheiro Bruno Dantas enviou mensagem de congratulações à Justiça do Amapá: “O povo amapaense deve ter orgulho da sua Justiça, pois mais uma vez ela é referência nacional. Pelos brilhantes resultados alcançados nas Metas 3 e 4 da ENASP, hoje divulgados, estão de parabéns todos os magistrados do Amapá, pela demonstração de competência e dedicação, em prol das causas de seus jurisdicionados”.       

O painel completo sobre a execução das metas da ENASP está disponível para consulta no link a seguir:

 http://www.cnj.jus.br/images/relatorioenasp-metas3e4.pdf

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD