TJAP inaugura Núcleo de Mediação Escolar no bairro Pedrinhas
O Judiciário amapaense inaugurou o terceiro Núcleo de Mediação de Conflitos, desta vez na escola Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, localizada na zona sul da capital. Na oportunidade, também foram apresentados os novos mediadores que atuarão de forma conjunta para estabelecer a cultura da paz no ambiente escolar, prevenindo atitudes violentas e conflituosas. (VISUALIZAR FOTOS)
Segundo a diretora da Escola, Maria Rita Duarte, é um grande avanço inaugurar o núcleo de mediação dentro da instituição. “Aqui vai ser um laboratório e aquilo que a gente não conseguia resolver agora esperamos estar preparados para solucionar, e tudo aquilo que nós não conseguirmos tenho certeza que teremos o apoio da Justiça do Amapá”, exaltou a diretora.
Para o coordenador do Programa de Mediação Escolar da Justiça do Amapá, o professor e servidor do TJAP Mário Mendonça, tudo dependerá do empenho de cada um dos novos mediadores que terão como missão apaziguar os conflitos em sua comunidade escolar.
“Estamos fazendo história no Brasil, este já é o terceiro núcleo de mediação de conflitos instalado em uma escola dentro do Amapá. Espero que agora vocês verdadeiramente possam contribuir para minimizar e solucionar os problemas existentes, mas não só na escola e sim em toda a comunidade no entorno dela”, afirmou Mário.
O professor Carlos Lira, representante dos docentes na ocasião, exaltou a importância do curso que segundo ele não foi apenas sobre noções de direito e legislação, mas sim já ofereceu uma melhor proximidade entre os próprios integrantes da escola.
“O momento oportunizou um congraçamento entre os participantes porque tocou em certos aspectos da nossa vida que norteiam a vivência de qualquer ser humano”, salientou o professor.
O Programa de Mediação Escolar tem várias etapas até a implantação do Núcleo dentro da Escola. O primeiro momento é o de levar a comunidade escolar para dentro do Tribunal de Justiça, para participar de um workshop. O segundo é o aprendizado, dentro do ambiente escolar, do curso de mediação de conflitos, que dura uma semana.
Representando a presidente do TJAP estava a juíza de direito e Coordenadora da Central de Conciliação do Tribunal de Justiça, Joenilda Lenzi, que explicou que os resultados práticos virão assim que os mediadores começarem a atuar na pacificação dos conflitos.
“A pacificação social e o resultado na vida das pessoas estão nas mãos de vocês como mediadores, esse é o nosso foco quando falamos em implantar a justiça da paz. Queremos uma mudança de mentalidade, pensamento e postura e isso começa pela gente”, concluiu.
Macapá, 16 de dezembro de 2015
Texto e fotos: Daniel Alves
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quarta, 16 Dezembro 2015 14:34