Fórum de Macapá é palco do IX Júri Simulado da Faculdade FAMA

 JURI 27O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em parceria com a Faculdade FAMA, realizou o IX Júri Simulado da instituição de ensino superior, que foi presidido pela candidata aprovada no IX concurso para juiz de direito substituto do TJAP, Maíra Julia Teixeira. (VISUALIZAR FOTOS)

 JURI 10O evento ocorreu no Fórum de Macapá e serviu para que os estudantes pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Direito.

No Júri Simulado, que foi planejado e organizado pelo Núcleo de Prática Jurídica da FAMA, os acadêmicos simularam o julgamento de um processo originariamente já sentenciado, em que o réu foi absolvido. Na ocasião, foram formadas as equipes que compuseram a Promotoria, a Defesa e os jurados para que os estudantes pudessem apresentar os argumentos que, em tese, comprovariam ou não a condenação do réu.

 JURI 29Na oportunidade, a futura juíza substituta do TJAP, Maíra Julia Teixeira, que recebeu o convite da Faculdade FAMA para presidir o Júri Simulado, aproveitou o evento para explicar à plateia e aos acadêmicos a real finalidade do Tribunal do Júri, objetivando tornar mais compreensível os assuntos relacionados ao Judiciário.

“Essa prática é importante tanto para os acadêmicos quanto para o juiz, que consegue ver como estão os novos profissionais que, logo mais, vão ingressar no mercado de trabalho. Outro fator positivo do Júri Simulado foi a possibilidade do Tribunal abrir as portas do Judiciário para a sociedade, a fim de esclarecer algumas matérias ásperas do Direito, que muitas vezes são veiculadas no noticiário de forma equivocada”, frisou Maíra Julia.

 JURI 17A Diretora da Faculdade FAMA, Marcília Colares, disse que ficou surpreendida com o comprometimento dos estudantes. “Eu estou muito impressionada com o nível dos acadêmicos, que tiveram muita seriedade no desenvolvimento desse trabalho”.

 JURI 8Para o acadêmico Walber Rodrigues da Silva, que era um dos componentes da Defesa, a simulação foi de grande valia para todos, pois foi possível materializar a teoria aprendida em sala de aula. “Nós nos sentimos premiados porque, apesar do nervosismo, podemos sair daqui com a certeza de que vencemos mais uma etapa, e essa experiência vamos poder levar como aprendizado para nossa carreira profissional”.

 JURI 14Já a acadêmica Lívia Laysa de Sousa Pinto, integrante da equipe da Promotoria, disse que “foi um grande desafio pegar um caso que já tinha sido favorável para a Defesa e conseguir dar outra sentença para o mesmo processo, fato esse que só foi possível após muito estudo sobre os fatos”.

Macapá, 10 de Dezembro de 2015

Texto e fotos: Kelison Neves

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD