NUPEMEC realiza palestra de Mediação e Conciliação para prevenir desnecessária judicialização da saúde

 TREINO 1O Desembargador Carlos Tork, que atua como coordenador das Varas Cíveis e de Fazenda Pública da Justiça do Amapá, esteve reunido com representantes da Secretaria de Saúde; da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas da União, para dar início às medidas que objetivam evitar a judicialização dos serviços da saúde, e assim proporcionar um serviço eficiente e de qualidade aos amapaenses. (VISUALIZAR FOTOS)

 TREINO 4“É preciso que o corpo técnico seja treinado e cobrado para que preste um atendimento eficiente e acima de tudo permanente e célere, pois estamos lidando com questões sensíveis, que é a saúde do cidadão”, destacou o Desembargador Carlos Tork.

 TREINO 12Como parte da formação do Núcleo de Atendimento Técnico (NAT), o Judiciário quer trabalhar o aspecto da sensibilização e humanização dos atendimentos, e para isso foi feito convite ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/NUPEMEC-TJAP de realizar uma palestra para que os funcionários da Saúde Pública conheçam aspectos dos métodos de conciliação e mediação.

 TREINO 15A servidora e instrutora do NUPEMEC-TJAP, Sônia Ribeiro, explicou que o objetivo da palestra foi mostrar que a mediação é uma ferramenta que pode auxiliar os técnicos da área de saúde, como os médicos, enfermeiros, servidores e todos que atuam com demandas de saúde para que possam intermediar os eventuais conflitos diretamente com o cidadão, evitando que isso venha gerar demandas desnecessárias ao Judiciário.

 TREINO 5A palestra proporcionou que os servidores da saúde compreendessem o trabalho de cooperação e de equipe. Foram mostradas técnicas e conceitos do que é cada método, para que se informassem sobre a nova Lei da Mediação e seu uso na administração.

“Hoje o foco foi mostrar que é possível resolver satisfatoriamente um conflito com técnicas adequadas. Com a nossa experiência, podemos mostrar os benefícios na solução de conflitos na área da saúde. Falamos da questão de ambiente, modo de atendimento. Iremos também prosseguir futuramente com um curso de formação de mediação e conciliação com entregas de certificados”.

-Macapá, 1º de Dezembro de 2015-

Texto: Hugo Reis

Fotos: Pedro Gomes

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