Justiça do Amapá dá início a 10ª Semana Nacional da Conciliação
Nesta segunda-feira (23), a Justiça do Amapá realizou a abertura da 10ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solenidade ocorreu no hall da Central de Conciliação do Fórum de Macapá. (VISUALIZAR FOTOS)
A Semana Nacional de Conciliação acontece simultaneamente em todas as comarcas do Estado, durante seis dias. Para o evento foi montada uma verdadeira força tarefa entre magistrados, servidores, colaboradores, acadêmicos de Direito e instituições parceiras, que estão envolvidas em prol de uma única causa: conciliar.
Para a abertura do evento, o fundador do Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), padre Paulo Roberto, ministrou uma pequena palestra sobre os desafios de se viver em paz e harmonia, pontuando a importância da conciliação.
A coordenadora da Central de Conciliação do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), juíza Joenilda Lenzi, ressaltou que a conciliação já é uma realidade para o Judiciário amapaense, que é estimulada todo mês por meio das semanas estaduais de conciliação. Ainda na oportunidade, a magistrada destacou a importância da Semana Nacional de Conciliação.
“A Semana Nacional de Conciliação é uma forma de valorizar o acordo e a conversa, que são as formas mais simples de se resolver um conflito, por meio das propostas de conciliação e pacificação social. A Semana também tem o intuito de conscientizar as pessoas para que possam entender que podem solucionar um problema de forma mais rápida”.
Nesta semana, as Varas Cíveis e de Família; os Juizados Especiais Cíveis; Juizado da Micro e da Pequena Empresa; Secretarias do 2º Grau; e o Juizado de Fazenda Pública, estão preparados para receber milhares de pessoas que buscam resolver as suas demandas judiciais.
Além das conciliações, foi criada uma programação especial para a 10ª Semana Nacional de Conciliação com mutirões de audiências, curso para casais, oficina de parentalidade, curso de mediação escolar, caminhada da conciliação e o Casamento na Comunidade.
A desembargadora Stella Ramos, que na abertura representou a Presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, disse que a 10ª Semana nada mais é do que um convite para os jurisdicionados obterem a solução dos seus processos e conflitos por meio da conciliação.
“A conciliação veio para ficar, não tem como voltar atrás com esse método de resolução de conflitos. Ela é institucional no país e muito forte no nosso Estado do Amapá por conta das Semanas Estaduais de Conciliação. A questão de diminuir o número de processos é importante sim, mas nós estamos primando pela qualidade do serviço, até porque não temos números preocupantes que precisam ser baixados. Mas todo processo que arquivamos é um ganho para todo mundo”, destacou a desembargadora Stella Ramos.
Entre as instituições parceiras do Judiciário Amapaense na 10ª Semana Nacional de Conciliação estão: Governo do Estado; Prefeitura de Macapá; Justiça Federal; Justiça do Trabalho; Justiça Eleitoral; Associação dos Magistrados; Ministério Público; OAB; MP Comunitário; Casa de Justiça e Cidadania; Programa Pai Presente; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; DEFENAP; PROCON; CRTN; CTMAC, SEBRAE, Faculdades e Universidades.
Macapá, 23 de Novembro de 2015
Texto: Kelison Neves
Fotos: Vandy Ribeiro / Daniel Alves
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 23 Novembro 2015 10:37