Acadêmicos de direito participam de júri simulado no Fórum de Macapá
Quatro turmas de acadêmicos do 7º ao 10º semestres do curso de direito da Faculdade Estácio do Amapá participaram de júri simulado promovido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da faculdade. A iniciativa faz parte da grade de estágio supervisionado da disciplina de Direito Penal.
Durante o ano letivo os acadêmicos têm iniciação a atos processuais próprios inerentes às atividades desenvolvidas pelos profissionais do direito, dentre os quais, formulação de petições, interposição de recursos e outras práticas.
A cada semestre, os professores coordenadores do NPJ, Ester Almeida e Ralfe Stênio Sussuarana, promovem ações simuladas, especialmente sessões de júri. “Do que se estuda em sala de aula do curso de direito, o julgamento simulado é a forma prática dos acadêmicos viverem o clima que envolve uma sessão no tribunal de júri”, esclareceu a professora.
Para o coordenador Ralfe Stênio, é extraordinária a experiência porque dá ao acadêmico a condição de sentir o que é ser promotor de Justiça e um advogado em defesa; das dificuldades de enfrentar uma plenária na defesa de seu cliente.
A acadêmica Jaqueline Batista disse que a experiência foi valiosa, na medida em que o simulado possibilitou colocar à prova o aprendizado da sala de aula, e dá um gás a mais na escolha do curso e que vai ajudar a sociedade na defesa de seus interesses.
O júri simulado teve como base um caso concreto, de crime contra a vida ocorrido no ano de 2012, no bairro Cidade Nova, julgado e finalizado. Na atividade, os acadêmicos atuaram como promotores de Justiça, advogados de defesa e juiz presidente da sessão, bem como jurados do conselho de sentença.
O juiz Luiz Hausseler, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá, prestigiou a atuação dos acadêmicos e louvou a importância do evento: “É muito positiva a iniciativa de faculdades que promovem está prática, porque vai preparar o seu acadêmico quando tiver que atuar em casos dessa natureza. E o Judiciário se congratula em oportunizar esses momentos de formação”.
Macapá, 24 de Novembro de 2015
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Vandy Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 24 Novembro 2015 03:06