Projeto Faixa Preta: Formando Campeões na Comarca de Oiapoque
-Macapá, 12 de dezembro de 2012-
Em abril deste ano, ao assumir a titularidade da 2ª Vara da Comarca de Oiapoque, a juíza Pryscilla da Silva Peixoto redigiu o “Projeto Faixa Preta – Formando Campeões”, que consiste em aulas expositivas e práticas de Jiu-jitsu, ministradas por instrutores capacitados e sob supervisão técnica, para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, carentes e/ou em situação de risco social, como forma de incentivo à pratica do esporte e de desenvolvimento do senso de disciplina e responsabilidade, com vistas ao aprimoramento da cidadania.
Na última sexta-feira (07.12), a magistrada recebeu das mãos do Desembargador Gilberto Pinheiro, presidente do FAJIJ, o material necessário à implementação do Projeto. Após receber os quimonos e tatames, a Juíza repassou o material ao magistrado Diego Moura de Araújo, atual titular da 2ª Vara da Comarca de Oiapoque, que assumirá o Projeto, em razão da remoção da juíza para a Vara Única da Comarca de Calçoene.
Na solenidade de entrega dos materiais, a magistrada disse que o Projeto Faixa Preta “representa a concretização de um programa sonhado para crianças e adolescentes carentes e em situação de risco social da Comarca de Oiapoque”. A juíza lembrou que foi observado um elevado número de menores vivendo em risco social na região de fronteira do Estado. “São crianças e adolescentes que, assolados pela problemática do local e pela falta de infra-estrutura, muitas vezes passam a residir com estranhos e/ou se envolvem em atos ilícitos (drogas, prostituição, etc.), sendo que alguns não possuem sequer registro de nascimento e a quase totalidade dos pais se encontram em garimpos na Guiana Francesa”.
Ainda no primeiro semestre deste ano, foi feito um mapeamento na cidade de Oiapoque para identificar as crianças e adolescentes que serão beneficiados pelo Projeto. É necessário que os menores estejam matriculados e frequentando a sala de aula, para que sejam beneficiados.
A partir da implementação do Projeto na Comarca de Oiapoque, os menores atendidos pelo programa terão atividades voltadas para a prática de esportes como as artes marciais. “Essas crianças e adolescentes também terão noções de cidadania. É preciso que eles sejam orientados hoje, para se tornarem cidadãos de bem no futuro”, finalizou o Juiz Diego Moura de Araújo.
Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social
Colaboração Juíza Pryscilla da Silva Peixoto
- Detalhes
- Criado: Quarta, 12 Dezembro 2012 09:22