Justiça Itinerante leva serviços e atendimentos para moradores do bairro Congós
Moradores do bairro Congós são contemplados com uma edição da Jornada Itinerante Terrestre. A ação coordenada pelo juiz Luciano Assis, tem levado diversos serviços e atendimentos para toda a comunidade e regiões adjacentes. O evento iniciou na quarta (4) e encerra na sexta (6), na Escola Estadual Irineu da Gama Paes.
A jornada promovida pela Justiça do Amapá conta com a parceria do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Defensoria Pública e POLITEC. A ação está proporcionando aos cidadãos o acesso a serviços como análise de processos, orientações jurídicas, expedição de registro de nascimento e carteira de identidade, teste de glicemia e medição de pressão arterial.
Durante a itinerância, também estão sendo realizadas palestras com temas relacionados à família, ao álcool e às drogas, voltadas, exclusivamente, para os estudantes e professores da Escola Irineu da Gama Paes.
Segundo o juiz Luciano Assis, a ação faz parte deste modelo de prestação jurisdicional descentralizada, uma relevante marca da Justiça amapaense. “Nós temos feito uma mudança de paradigma, tirando a Justiça dos gabinetes. O objetivo é realizar cada vez mais esse contato com a comunidade local e levar mesmo a cidadania judicial em todos os lugares”, ressaltou o magistrado.
Na ocasião, o defensor público Wenderson Braga disse que a ação conjunta atua no sentido de desburocratizar os serviços. “O trabalho da Defensoria é diferenciado justamente por estar próximo ao magistrado, propiciando maior celeridade às petições” destacou o defensor.
Para a doméstica Inete do Carmo Leão, que buscou os serviços ofertados pelos Programas Pai Presente e Paternidade Responsável para inserir o nome do companheiro no assento de nascimento do filho de 17 anos, ações como essa são sim muito importantes para a população, pois facilitam a vida de quem tem uma rotina cheia de tarefas. “Com este acesso facilitado à Justiça é bem mais fácil exercitar a cidadania, porque nem sempre as pessoas têm tempo e até mesmo recursos financeiros para se deslocarem até as sedes dos órgãos públicos”, frisou.
-Macapá, 06 de novembro de 2015-
Texto: Kelison Neves
Fotos: Plácido Assis / Vandy Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 06 Novembro 2015 01:10