O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Estudantes de Direito de duas Faculdades da capital visitam o Tribunal de Justiça

aulaAcadêmicos dos 2º e 3º semestres do curso de Direito das Faculdades Estácio de Macapá e do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) estiveram em visita à sede do Poder Judiciário do Amapá para conhecer o funcionamento da Justiça Estadual no âmbito do 2º grau de jurisdição. 

aula 8O desembargador Carmo Antônio de Souza, que é professor nas duas instituições de ensino superior, esclareceu que a visita de acadêmicos ao TJAP atende ao pedido do Ministério da Educação, que orienta que as aulas não devem ficar restritas apenas às salas de aulas.

aula 2“É necessário que estabeleçamos uma relação mais próxima do aluno para que ele possa ver na prática a realidade do mundo jurídico. Sem falar que existe também a recomendação do Conselho Nacional de Justiça, no sentido da abertura do Judiciário à visitação de estudantes, a fim de poderem compreender melhor o seu funcionamento e se manifestarem de forma mais esclarecida”, explicou.

aula 7Na primeira parte da visita o Desembargador fez uma abordagem sucinta e didática da forma como o Poder Judiciário brasileiro e do Amapá se constituem e de que forma agem na defesa da harmonia e do equilíbrio entre os atores sociais.

A estudante Marjorye Santos, que participou do evento, disse que embora ainda esteja no início do curso de Direito, trata-se de uma oportunidade muito especial.

“Essa visita não só nos ajuda a ter uma visão mais ampla da estrutura organizacional da Justiça, como também seu funcionamento”, ressaltou.

aula 11Na oportunidade, o Desembargador Carmo Antônio destacou ainda que com essas ações o Tribunal de Justiça do Amapá democratiza ainda mais o acesso às suas instalações, especialmente aos estudantes. Ele enfatizou que faz parte da política do TJAP possibilitar maior aproximação desse público jovem e promissor, para que conheçam como funciona o Judiciário.

Macapá, 13 de novembro de 2015-

Texto: Sérgio Bringel

Fotos: Pedro Gomes

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD