O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

4ª Vara Criminal realiza audiência por videoconferência de detento de presídio de segurança máxima em Campo Grande

 videoconferencia 2A audiência por videoconferência aconteceu na 4ª Vara Criminal de Macapá em conexão com o presídio de segurança máxima de Campo Grande/MS, onde Wagner João Oliveira Melônio encontra-se preso. O juiz Matias Pires Neto presidiu a audiência de instrução e julgamento da ação penal, então referente a crime ocorrido em maio de 2015, em Macapá, imputado ao denunciado. (VISUALIZAR FOTOS)


 videoconferencia 9Foram ouvidas duas testemunhas arroladas na denúncia e, em seguida, o acusado, por videoconferência. A sentença, prolatada no ato, foi pela absolvição do réu, nesse crime.


Sobre a possibilidade de ouvir um detento que se encontra preso em outra unidade da Federação, o juiz Matias Neto ressaltou o quanto é menos oneroso para o Judiciário e para o Estado realizar uma audiência usando as tecnologias atuais de comunicação, sem ter que investir recursos em uma logística para deslocar o preso.


 videoconferencia 10“Normalmente, presos em presídio de segurança máxima têm ligação com organizações criminosas. A audiência por videoconferência evita eventuais ações desses grupos na fuga do preso durante seu deslocamento. Por outro lado, a lei permite essa modalidade de audiência, pois reduz despesas com o transporte e aparato de segurança ao preso, ganhando-se tempo para a instrução processual”, explicou o magistrado.


 videoconferencia 15O juiz esclareceu, também, que a audiência por videoconferência ainda ocorre em caráter excepcional. A prática mais comum é que o acusado esteja presencialmente com o juiz, embora em ambas modalidades todos os direitos e garantias do preso ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa sejam plenamente assegurados.


Essa foi a primeira audiência por videoconferência realizada na sede do Juízo criminal local, o que evitou que o processo levasse possivelmente alguns anos para ser concluído, em prejuízo ao réu e à sociedade.


Macapá, 28 de Outubro de 2015


Texto: Edson Carvalho


Fotos: Daniel Alves e Pedro Gomes


Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial


Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá


YouTube: Tjap Notícias


Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial


Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD