O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça debate criação do programa “Famílias Acolhedoras”

 santana 8Em reunião que contou com a presença da desembargadora Stella Ramos, Coordenadora Estadual da Infância e Juventude; a juíza Larissa Noronha, titular da Vara Infância e Juventude de Santana e sua equipe multidisciplinar debateram com representantes de órgãos do município santanense e do Ministério Público, a minuta do projeto de lei que será encaminhado ao legislativo municipal santanense, sobre o programa de Acolhimento Familiar Provisório de Crianças e Adolescentes.


Denominado “Famílias Acolhedoras”, o programa vai atender crianças e adolescentes do município de Santana que estão ou venham a ter seus direitos ameaçados ou violados, e receberão, com absoluta prioridade, atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de acompanhamento psicossocial e pedagógico. santana


 santana 1Um dos objetivos do programa é evitar que as crianças e os adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, fiquem em instituições de acolhimento, conforme explica a juíza Larissa Noronha.


“Queremos evitar a institucionalização da criança. E, antes de ir para uma Casa de Acolhimento (Abrigo), a preferência é que fique recebendo os cuidados que o programa prevê em uma família interessada em participar do programa. As famílias cadastradas irão receber todo acompanhamento e preparação contínuos”.


O “Programa Famílias Acolhedoras” é uma medida prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, e o Juizado da Infância de Santana, a Promotoria da Infância e Juventude, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e órgãos do município santanense que tratam de assuntos ligados à criança e ao adolescente estão empenhados para instalar, em breve, o referido programa.


 santana 3Quando instalada, a prática poderá beneficiar as cerca de 60 crianças e adolescentes que se encontram acolhidas na Casa da Hospitalidade e Casa Betânia, que foram afastadas do convívio de suas famílias biológicas.


Macapá, 03 de Novembro de 2015


Texto: Edson Carvalho


Fotos: Vandy Ribeiro


Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial


Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá


YouTube: Tjap Notícias


Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial


Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD