TJAP realiza Workshop de Administração Inteligente e dos Recursos Digitais
Com o objetivo de discutir a padronização do uso de ferramentas digitais disponíveis no sistema Tucujuris do Judiciário do Amapá, que são utilizadas pelas serventias judiciais, e com isso dar eficácia na administração dos feitos e dos atos processuais, o juiz auxiliar da presidência do TJAP, João Teixeira de Matos, ministrou o I Workshop de Administração Inteligente e dos Recursos Digitais. (VISUALIZAR FOTOS)
No encontro, que teve como público alvo juízes, chefes cartorários de Varas Cíveis e de Família de Macapá, Santana e comarcas do interior, e contou com a participação de técnicos do Departamento de Informática do órgão, o desembargador Carmo Antônio de Souza, corregedor da instituição, destacou o padrão de qualidade na prestação jurisdicional que a Justiça do Amapá tem procurado manter, segundo dados do CNJ, como uma referência em relação aos tribunais de pequeno porte.
E destacou: “A preservação dessa conquista exigirá de todos dedicação e trabalho um pouco de sacrifício de nossa parte. E isso não implica em trabalhar mais de forma exaustiva. Já possuímos instrumentos digitais que nos permitem otimizar nossas tarefas, com melhores condições de produção por meio da digitalização e informatização do nosso Judiciário. Temos que utilizá-los mais”.
O juiz João Matos explicou que as funcionalidades no Tucujuris estão a garantir a eficiência dos resultados e melhorar o desempenho de cada unidade. “Presos às práticas do passado, pouco se buscou melhorar com os recursos das ferramentas digitais. Há apenas pouco tempo estamos descobrindo os benefícios. O que já está a provocar uma competição saudável entre as Varas de zerar os escaninhos”.
O evento permitiu aos participantes delinearem a realidade de rotinas que precisam ser aperfeiçoadas no sistema. De outro lado, sinalizaram iniciativas que estão adotando, como reuniões periódicas, para verificar, juntos, a padronização de práticas em suas rotinas e evitar a repetição de serviços desnecessários.
O magistrado João Matos incentivou a prosseguirem nas reuniões e intercâmbios a fim de chegarem ao termo dos ajustes nas funcionalidades do sistema, onde o resultado seja benéfico a todos os usuários, evitando, dessa forma, serviço desnecessário, e a diminuição de “clicks” para extrair informação.
“No segundo momento haverá o treinamento das melhorias do sistema e capacitação de servidores com a difusão das boas práticas, dos projetos pilotos de teletrabalho (home office) e do ponto inteligente.
Macapá, 22 de Outubro de 2015
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 22 Outubro 2015 03:47