Judiciário realizou simpósio para os profissionais da área da comunicação

simposiotjap 32O 1º Simpósio de Direito para Jornalistas, que aconteceu no plenário do Tribunal de Justiça, proporcionou para mais de 130 profissionais da comunicação e acadêmicos do jornalismo do Amapá maior entendimento e esclarecimentos do sistema judiciário nacional e estadual, sua linguagem e estrutura organizacional. (VISUALIZAR FOTOS)

simposiotjap 21É por meio da imprensa que as ações do Judiciário chegam à sociedade. E, para fluir bem essa aproximação, a preocupação da Justiça é que a informação jornalística seja compreensível, sem destoar do conteúdo jurídico a ser levado ao conhecimento público.

simposiotjap 69A esse respeito, o vice-presidente do TJAP, desembargador Raimundo Vales, ressaltou, na abertura, a importância do aprofundamento, pelos jornalistas, dos fatos jurídicos, uma vez que muito se percebe em textos jornalísticos o uso de termos inadequados.

simposiotjap 1Sem tirar a responsabilidade do Judiciário, o desembargador afirmou: “É preciso que os jornalistas estejam inteirados sobre a linguagem. Mas também não tiramos nossa culpa. A Justiça também tem responsabilidade nisso. Precisamos facilitar a compreensão dos termos. Em boa hora o CNJ lançou campanha para simplificar e facilitar a linguagem judicial. Nós defendemos esse posicionamento para que todos compreendam e fique fácil de interpretar. Por esse motivo, a realização deste primeiro de outros simpósios que virão”.

simposiotjap 47A estrutura organizacional do Poder Judiciário foi tema da palestra inicial do corregedor do TJAP, desembargador Carmo Antônio de Souza. Ele destacou o evento como de relevante oportunidade para se conhecer a estrutura e o funcionamento da Justiça. O desembargador explicou determinados termos jurídicos que podem ser confundidos pelos jornalistas. Ao final, o corregedor convidou os participantes para que acompanhem os julgamentos, como momento de aprimorar o conhecimento sobre os termos jurídicos.

simposiotjap 44A secretária de comunicação do Conselho Nacional de Justiça, Gyselle Siqueira, em seu momento, falou sobre a política de comunicação do Judiciário e dos 10 anos de atuação do CNJ. Também explanou sobre as ações que acontecem em parceria com os tribunais da Justiça brasileira e dos mecanismos para facilitar que as informações da justiça sejam com uma linguagem de fácil compreensão, para os jornalistas e para a sociedade.

simposiotjap 24O consultor do Núcleo Permanente dos Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos do TJAP – NUPEMEC, Mário Mendonça, fez a palestra motivacional, chamando os jornalistas à motivação em suas atividades e no labor do dia a dia e para que sejam parceiros do Judiciário na divulgação das boas práticas da mediação e da conciliação.

simposiotjap 68O evento permitiu aos participantes um diálogo e maior entendimento da matéria jurídica, conforme explica a jornalista Denyse Quintas, presidente do sindicato dos jornalistas do Amapá. “Louvável a iniciativa do Tribunal de Justiça de proporcionar aos jornalistas esse momento de formação e capacitação. O jornalista faz a leitura dos fatos e, nem sempre, os termos interpretados são os mais corretos. Em nome do Sindjor, agradecemos essa oportunidade muito proveitosa para a classe”.

Macapá, 09 de Outubro de 2015

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues e Daniel Cordeiro

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD