Aprovados no concurso para juiz substituto do TJAP colocam em prática conhecimentos sobre técnicas de conciliação e mediação
Os oito candidatos aprovados no IX Concurso para o cargo de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Amapá tiveram a oportunidade de realizar na prática, por meio do Curso de Formação, audiências de conciliação. O Fórum dos Juizados Especiais Cível Virtual de Macapá foi o palco escolhido para a realização das primeiras audiências dos futuros magistrados. (VISUALIZAR FOTOS)
Na ocasião, os candidatos foram recepcionados pelo Diretor do Fórum dos Juizados Especiais Cível Virtual de Macapá, juiz Fábio Santana dos Santos, que lhes apresentou as instalações do prédio explicando como funciona cada unidade judiciária.
Para a realização das audiências, os futuros juízes substitutos se organizaram em duplas e escolheram em qual juizado queriam atuar, nesse que foi o primeiro contato prático deles com as funções e atribuições de um magistrado.
Um dos integrantes do curso de formação, André Gonçalves, parabenizou a Presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, e o Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Carmo Antônio de Souza, por terem lhes proporcionado a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso.
“Nós tivemos a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos no curso de formação, no módulo de técnicas de conciliação e mediação, onde tivemos aulas teóricas e um pequeno período de aulas práticas com os professores do curso, mas agora foi diferente porque tivemos a prática plena, na sala de audiência, sozinhos com os servidores do Tribunal, o que foi um momento especial”.
Já o candidato Moisés Ferreira Diniz, ressaltou a importância da iniciativa do TJAP dizendo que as audiências conciliatórias irão ajudá-los a ter uma noção da rotina de um juiz. “Nós fomos acompanhados pelo juiz Eduardo Navarro, que nos orientou tanto na condução das audiências como também na confecção das sentenças. Isso foi muito importante e acredito que o grupo todo está bastante satisfeito de poder ter tido essa oportunidade”, concluiu o futuro magistrado.
Segundo a servidora Sônia Ribeiro, instrutora credenciada pelo Conselho Nacional de Justiça, a abertura desse espaço foi concedida para que os candidatos pudessem colocar em prática conhecimentos sobre a teoria do conflito, além de desenvolver as técnicas de aproximação e de diálogo aprendidas durante o Curso de Formação, com a disciplina Difusão da Mediação e Conciliação.
“Quando as pessoas procuram a Justiça é porque estão com algum problema. Então, a ida dos aprovados para o Fórum dos Juizados Especiais Cível Virtual de Macapá foi exatamente para ajudar nesse trabalho, porque eles participaram do Curso de Formação e estão treinados para mediar e conciliar aplicando as técnicas de resolução consensual de conflitos”, frisou Sônia Ribeiro.
-Macapá, 28 de setembro de 2015-
Texto e fotos: Kelison Neves
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- 96.9 FM
Programa nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 29 Setembro 2015 13:33