O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Ministro Ricardo Lewandowski profere Aula Magna a acadêmicos de Direito do Amapá

aulaministro 23Durante agenda no Tribunal de Justiça do Amapá, realizada nesta sexta-feira, 25, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Ricardo Lewandowski, proferiu uma Aula Magna a centenas de acadêmicos dos cursos de Direito do Estado. O magistrado discorreu sobre o tema “Federalização do Brasil”. (VISUALIZAR FOTOS)

aulaministro 32A solenidade contou com a presença de estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), Faculdade de Macapá (FAMA), Faculdade Estácio do Amapá (Estácio Seama) e Faculdade do Amapá (FAMAP), coordenadores de curso das instituições de ensino superior, além de autoridades do Poder Judiciário amapaense.

aulaministro 12Aula Magna é o termo usado para uma palestra que, no decorrer de um curso, é ministrada por especialista da área. O Ministro, que também é professor da Universidade de São Paulo (USP), possui diversas graduações em Direito e é atualmente a autoridade máxima da Justiça no Brasil.

aulaministro 35O Ministro Ricardo Lewandowski explanou sobre o processo de federalização do Brasil, contextualizou o assunto com regimes de governo da Europa e a influência dos Estados Unidos em constituição brasileira. De acordo com o presidente do STF, a estrutura do federalismo brasileiro baseou-se no modelo estadunidense, mas por erros históricos da União, que classificou de “Pecado Original”, houve desequilíbrio das unidades da Federação no âmbito orçamentário e poder legisferante.

aulaministro 5O Ministro ressaltou a importância da manutenção do modelo para evitar mais concentração de poder na União e aproximação da população com as autoridades que administram os Estados e Municípios. O magistrado enfatizou que o Poder Judiciário brasileiro está empenhado em diminuir a desigualdade financeira entre os entes da Federação e ajudar na construção de uma Nação melhor.

Ao final da aula, o presidente do STF e CNJ agradeceu a atenção dos acadêmicos e à presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, pelo convite e a oportunidade de lecionar para o público presente.

aulaministro 20“Esse tema é ligado ao Amapá, que era Território Federal e atualmente se tornou Estado. É um grande prazer falar para acadêmicos de Direito. Estou ministro, mas sou professor, essa profissão que é um verdadeiro sacerdócio”, sublinhou.

O reconhecimento do acadêmico

aulaministro 15O acadêmico do oitavo semestre do curso de Direito do Ceap, Luiz de Oliveira, comentou sobre a oportunidade de assistir a aula proferida pelo Ministro. Segundo o universitário, a explanação do magistrado foi relevante para o seu entendimento a respeito do tema. O estudante elogiou a iniciativa do TJAP.

“A presença do Ministro foi importante para nós, já que ele é a mais alta autoridade da Justiça brasileira. A aula elucidou sobre as peculiaridades da federalização e enriqueceu nossos conhecimentos. Sou grato pela oportunidade de assistir a palestra. A organização está de parabéns pelo evento”, destacou o universitário.

-Macapá, 28 de setembro de 2015-

Texto: Elton Tavares – Jornalista colaborador

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD