Programa “Vamos Juntos” capacita jovens em vulnerabilidade social
O Juizado da Infância e Juventude- Área de Políticas públicas e Medidas Socioeducativas, em parceria com o Instituto Inova, Sebrae e Associação Comerciale Industrial do Amapá, iniciou a 2ª fase do Programa “Vamos Juntos”. Durante uma semana, jovens serão capacitados para melhor ingressar no mercado de trabalho.
A cada fase, 15 jovens em situação de risco, vulnerabilidade social e oriundos do sistema socioeducativo passam por oficinas de orientação vocacional, cidadania, etiqueta, entre outros. No total, 60 jovens, divididos em quatro etapas, serão atendidos pelo Programa.
Para a assistente social Solange Mira, este trabalho voltado para os jovens auxilia na tomada de decisão para que eles não enveredem por caminhos negativos.
“Trabalhamos diversos temas como o desenvolvimento do senso crítico, pois percebemos que mesmo com a capacitação e inserção no mercado de trabalho, o jovem precisa de senso crítico para que futuramente quanto ele se encontrar em uma situação conflituosa, de cooptação à criminalidade, possa decidir que este não é o caminho certo”, relata a assistente social Solange Mira.
Segundo a Presidente Executiva do Instituto Inova, Fabíola Ribeiro, é possível observar brilho nos olhos e a vontade de mudar desses jovens. “Muitos nos dizem que querem mudança e não querem voltar para a vida que tinham anteriormente. Na maioria das vezes o que falta é oportunidade para que não façam escolhas erradas”, diz a Presidente.
Depois da semana de capacitação será o momento de sensibilizar as empresas parceiras a contratar os jovens, seja na condição de estagiário, aprendiz ou empregado efetivo.
-Macapá, 23 de setembro de 2015-
Texto: Andréa Maciel
Fotos: Vandy Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 22 Setembro 2015 22:42