Mediação e Conciliação é tema de curso na Comarca de Oiapoque
A Comarca de Oiapoque foi sede do Curso de Mediação e Conciliação ministrado pelas servidoras Sônia Ribeiro e Conceição Meireles, instrutoras do NUPEMEC e credenciadas pelo Conselho Nacional de Justiça. A atividade busca capacitar servidores, acadêmicos e demais interessados em adquirir conhecimentos sobre a Política da Conciliação.
Mais de 75 pessoas participaram do curso e aprenderam sobre a importância e a aplicação das técnicas de mediação e conciliação. Representantes do Ministério Público, do Centro de Referência de Assistência Social, do Banco do Brasil, Caixa Econômica, CAESA, CEA, acadêmicos do curso de Direito do pólo da UNIFAP em Oiapoque, agentes penitenciários, bombeiros e policiais militares, a Secretária de Saúde e da Educação do Município, Conselheiros Tutelares, Presidente da Associação local dos Mototaxistas, além de outros órgãos de relevância na sociedade, lotaram o plenário da Comarca de Oiapoque.
Para o acadêmico de Direito da UNIFAP no Campus Binacional de Oiapoque, José Pereira Silva, o curso irá contribuir para a sua vida acadêmica, profissional e pessoal, pois os conhecimentos adquiridos o ensinam a se colocar no lugar do outro durante um conflito para que a solução aconteça sem desgastes e traumas.
“Tem situações em que, como todo ser humano, nós pensamos apenas em nós mesmos e às vezes esquecemos que as outras pessoas vivenciam pesados problemas. O curso é muito interessante, pois além de contribuir no aspecto profissional também acrescenta para a construção de uma sociedade melhor”, garante o acadêmico.
A instrutora Sônia Ribeiro ressaltou que a participação do público foi um diferencial. Todos demonstraram interesse nos conhecimentos apresentados e contribuíram para o êxito da atividade.
“A plateia foi bem eclética, tivemos que fazer uma adequação na linguagem e no molde do curso para atender a todos. Os participantes responderam bem à prática e se mostraram interessados em seguir a formação com o estágio supervisionado, conforme estabelece o CNJ. Finalizamos o curso com muita alegria e sensação de dever cumprido”, enfatizou a servidora Sônia Ribeiro.
Os alunos que se destacaram com maior rendimento nas práticas e dinâmicas propostas foram premiados. No final do evento um representante do Corpo de Bombeiros da localidade, Capitão Garcia, um dos participantes do curso, realizou uma apresentação de música popular ao vivo, emocionando a todos os presentes.
Esta é uma iniciativa implementada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça do Amapá- NUPEMEC/TJAP e faz parte da agenda de cursos destinados à formação de conciliadores e mediadores das Comarcas interioranas.
Macapá, 22 de setembro de 2015
Texto: Andréa Maciel
Colaboração:: Sônia Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 22 Setembro 2015 00:41