Ação do programa “Sábado Também é Dia de Negociar” realiza 71 audiências de conciliação
No último sábado (19) foi realizada no prédio do Sebrae/AP mais uma edição do programa “Sábado Também é Dia de Negociar”. A ação é fruto de uma cooperação entre Justiça do Amapá e Sebrae. Na ocasião foram realizadas 71 audiências de conciliação. (CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS FOTOS)
A proposta é intermediar entre o consumidor devedor e o lojista ou comerciante para que haja uma composição em que os dois lados sejam beneficiados, e também buscar na conciliação uma ferramenta para desafogar as pautas de audiência do juizado. Essa parceria virou uma marca, outros Estados do Brasil já vieram conhecer esse programa de cooperação para poder replicar nos seus Tribunais.
A responsável pelo Juizado Especial da Micro e da Empresa de Pequeno Porte, juíza Eleusa Muniz, destaca a importância para as partes em conflito que cheguem a um acordo que os satisfaça. “O primeiro objetivo é a conciliação. É uma grande oportunidade para o empresário e para o cliente, pois um resgata o crédito e, o outro, limpa seu nome”, conclui a juíza.
O diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, também ressalta a importância das micro e pequenas empresas para a economia local. “Faremos um movimento até o dia 5 de outubro, que é o dia da micro e pequena empresa, para mostrar a importância desses pequenos negócios, são essas empresas que fazem a economia girar, gerando emprego e prosperidade.”
A prática tem o objetivo de oportunizar o resgate das dívidas contraídas no comércio local, e, assim, poder o consumidor restabelecer seu crédito na praça. “As pessoas fazem negócio e às vezes não conseguem arcar com o compromisso. De um lado, o micro e pequeno empresário, que vendeu ou prestou serviços e precisa receber, de outro, o consumidor, que por diversos motivos não pôde pagar. Mas na mesa de negociação vão chegar a um consenso”, comenta a Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Sueli Pini.
Também estavam presentes acadêmicos de direito da Faculdade de Macapá, que participaram das mesas de negociação visando a prática da formação acadêmica.
Macapá, 21 de Setembro de 2015.
Texto: Mayara Dias
Fotos: Daniel Alves
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 21 Setembro 2015 09:00