Departamento de Sistemas: uma fronteira para o avanço da Justiça do Amapá
Em atividade desde 2009, o Departamento de Sistemas (DESIS), é formado por duas divisões de Desenvolvimento de Softwares, uma destinada para área judicial e outra para a área administrativa, com o objetivo de produzir serviços informatizados para secretarias e departamentos do Judiciário amapaense.
A Divisão de Desenvolvimento de Softwares Judiciários desenvolve mecanismos para a manutenção e aprimoramento dos sistemas com caráter jurídico da Justiça do Amapá, um exemplo disso é o próprio sistema Tucujuris. Já a Divisão de Desenvolvimento de Softwares Administrativos elabora ferramentas para atender, especialmente, as demandas provenientes da área administrativa do Tribunal de Justiça do Amapá.
Com essas duas frentes de trabalho, o Departamento de Sistemas do TJAP tem a especial tarefa de desenvolver sistemas operacionais que tornem a máquina judiciária mais ágil, segura, simples e acessível.
Mas para tornar esse trabalho cada vez mais completo, segundo a Diretora do DESIS, Ana Lúcia Marinho, o Departamento está implantando, informalmente, outra divisão de desenvolvimento de softwares, que é a Divisão de Banco de Dados, a qual irá tratar das questões que envolvem o gerenciamento do banco de dados da Justiça do Amapá.
Para promover a difusão das novas ferramentas de trabalho, a equipe do DESIS se desloca, constantemente, para outras comarcas do interior do Estado e dentro da capital com o objetivo de realizar a capacitação e o treinamento dos servidores. Um exemplo mais recente disso foi o treinamento do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania- CEJUSC direcionado aos servidores dos Juizados Especiais de Macapá e Santana.
O DESIS tem a função de facilitar e realizar o controle dos procedimentos de trabalho utilizados pelos serventuários, além de proporcionar a integração entre os diversos setores da Justiça do Amapá como entre o Departamento Financeiro e o Departamento de Gestão de Pessoas, bem como das comarcas do interior com a sede do Tribunal de Justiça do Amapá.
E nesse sentido, o DESIS está desenvolvendo uma ferramenta de business (inteligência do negócio), em parceria com o Ministério Público do Amapá, voltada, exclusivamente, para a alta gestão do TJAP (Presidência, Corregedoria-Geral e Diretoria-Geral), que poderá ter acesso a mais informações antes de tomar alguma decisão que afete diretamente um departamento, um juizado ou até mesmo uma Comarca.
O DESIS desempenha um papel fundamental para o Judiciário amapaense, pois desenvolve sistemas operacionais que visam garantir o alto grau de excelência conquistado pela Justiça do Amapá e que, paralelamente, asseguram um serviço célere, seguro e eficaz ao jurisdicionado.
Macapá, 02 de outubro de 2015-
Texto: Kelison Neves
Fotos: Vandy Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 01 Outubro 2015 23:48