Audiência de Custódia é tema de curso no TJAP

 cursocustodia 3A Justiça do Amapá realizou o curso de preparação para a implantação da Audiência de Custódia, um projeto lançado em fevereiro de 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Ministério da Justiça (MJ), que consiste na apresentação imediata ou sem demora da pessoa presa em flagrante ou sem mandado judicial pela polícia ao juiz. (VISUALIZAR FOTOS)

 cursocustodia 19O curso foi ministrado pela juíza de direito e coordenadora do Projeto de Audiência de Custódia do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, Gizele Souza de Oliveira, que tratou das diretrizes estabelecidas pelo CNJ, referente a esta prática contemporânea do Poder Judiciário, relevante ao sistema de segurança pública.

 cursocustodia 16O objetivo foi capacitar o público-alvo formado por magistrados e servidores do TJAP, membros do Ministério Público Estadual, defensores públicos, delegados e agentes de Polícia Civil, advogados e policiais militares, para as audiências de custódia.

 cursocustodia 11A audiência serve a propósitos processuais e de defesa de direitos fundamentais inerentes do devido processo legal e torna mais célere o exame da validade e da necessidade da prisão e previne o emprego de tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes sobre a pessoa presa.

 cursocustodia 13 “Temos que ouvir e dar uma resposta imediata a essas pessoas sobre suas situações perante a Justiça. Não se pode deixar que alguém fique preso injustamente durante meses no aguardo de uma oitiva com o juiz. E para aqueles que, comprovadamente, devam continuar presos que seja cumprida a Lei da forma mais célere possível”, ressaltou a palestrante.

-Macapá, 15 de setembro de 2015-

Texto: Sérgio Bringel

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícia

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD