Fórum dos Juizados Especiais Virtuais se destaca pela velocidade na resolução dos processos
Inaugurado em 05 de março de 2012, o Fórum dos Juizados Virtuais é um referencial de avanço e eficiência nos serviços da Justiça. É composto por três varas do Juizado Especial Cível Central; uma do Juizado da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e outra do Juizado Especial da Fazenda Pública. (VISUALIZAR FOTOS)
Nos Juizados Cíveis, em média, os processos são resolvidos entre 2 a 4 meses, com uma resposta rápida para a população amapaense.
Atualmente estão em tramitação 1.500 processos na 1ª Vara do Juizado Especial Cível Central; 22 mil processos no Juizado Especial da Fazenda Pública, pouco mais de 2 mil no Juizado da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e as 2ª e 3ª Varas cíveis com cerca de hum mil processos.
Para o Diretor do Fórum dos Juizados Virtuais, juiz Fábio Santana dos Santos, o maior desafio é oferecer o serviço com celeridade e eficiência, pois o Judiciário é um prestador de serviço essencial e quanto melhor o serviço for, mais terá credibilidade.
“Nós temos que ter uma visão empresarial de gestão para prestar o serviço com qualidade e com velocidade. Os Juizados vieram para mudar a Justiça Brasileira que antes era considerada lenta e que não dava uma resposta a contento para a população, e esse cenário mudou. Tenho certeza que os Juizados são muito bem aceitos pela população”, afirma o juiz Fábio Santana.
Um diferencial do Fórum Virtual é o Juizado da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, pois poucos Estados disponibilizam essa vara especializada para a pessoa jurídica. Tratava-se de uma solicitação dos empresários que o TJAP atendeu.
“Esta é uma Vara que em seus 15 anos de funcionamento presta relevante serviço ao segmento empresarial, sendo muito elogiada. Nossa tarefa diária é proporcionar aos empresários o resgate dos créditos. Se de um lado o consumidor pode limpar seu nome, de outro os empresários poderão ter capital para desenvolver e crescer seu negócio. Trabalhamos muito com a conciliação e especialmente a negociação”, explica a titular do Juizado da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Juíza Eleusa Muniz.
As reclamações cíveis são recebidas no balcão de atendimento da sede dos juizados cíveis e nos postos Superfácil. A tramitação é regulada pelo Sistema Tucujuris, o que traz forte segurança e rapidez na entrega dos serviços jurisdicionados desta Justiça e especial trazida pela Lei 9099/95.
Macapá, 08 de setembro de 2015-
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 08 Setembro 2015 04:38