Palestra alerta bolsistas do Judiciário sobre dados que evidenciam problemas vivenciados por adolescentes
Com o tema “Os números anunciam e denunciam” representantes do Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) ministraram uma palestra aos bolsistas do Judiciário. O objetivo é mostrar os dados estatísticos que comprovam e evidenciam situações negativas no país, pertinentes a realidade dos adolescentes.
Questões como alfabetização, gravidez na adolescência, sustentabilidade e demais temas que influenciam na vida e na formação dos adolescentes. O TJAP preocupado em conduzi-los ao sucesso profissional e pessoal, busca incentivá-los através do Programa “Jovens Construindo o Futuro: do Direito ao Deleite de Ler e Escrever”, com palestras e atividades específicas.
De acordo com a Instrutora do CIEE, Pedagoga Gisele Nascimento, o Brasil está no 8º Lugar no ranking de analfabetismo, com 14 milhões de adultos analfabetos completos. “Por isso acreditamos que o projeto de leitura do Tribunal é decisivo, pois proporciona mudanças na vida dos jovens bolsistas”.
“Ao questionar os adolescentes sobre a quantidade de bibliotecas na cidade, mas especificamente nos bairros onde reside, a maioria não tinha conhecimento de que elas existiam. Os jovens foram questionados e instigados sobre sua postura no direito a este acesso, levando-os a busca da leitura”, diz a Pedagoga Gisele Nascimento.
Como parte das atividades do Programa, os jovens bolsistas têm a responsabilidade de produzir textos e redações. Quanto aos temas que podem ser abordados na redação, o Técnico Judiciário do Departamento de Gestão de Pessoas e membro da comissão Sócio Ambiental do TJAP, Diego França, palestrou sobre o tema sustentabilidade.
A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Rosilene Campos, enfatizou a necessidade dos bolsistas terem contato com esses dados e os mais diversos temas, pois representa conhecimento para suas vidas.
“Esse encontro é um privilegio para vocês, e reforço o pedido para que tenham atenção, pois teremos um concurso de redação e vocês devem treinar diariamente sobre os temas abordados no Tribunal”, acrescenta.
-Macapá, 01 de setembro de 2015-
Texto e fotos: Andréa Maciel
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 01 Setembro 2015 05:38