Movimento LGBT pede prorrogação nas inscrições do Casamento Homoafetivo na Comunidade
A coordenadora do “Projeto Casamento Homoafetivo na Comunidade, juíza Elayne Cantuária, atendeu ao pedido do grupo formado por entidades que lutam pela promoção da cidadania LGBT no Estado do Amapá e prorrogou o prazo das inscrições para o “Casamento Homoafetivo na Comunidade” para o dia 1º de setembro.
A solicitação teve como motivo o envolvimento da maioria dos integrantes dos grupos LGBT de Macapá na realização da Parada Gay que será realizada neste domingo (30).
A juíza Elayne Cantuária explica que a prorrogação do prazo de inscrição para a data solicitada, não prejudica o casamento que está marcado para acontecer no dia 26 de setembro no Monumento Marco Zero do Equador. Cerca de 10 casais já estão inscritos para participar da celebração.
“Esta é a última oportunidade para os casais homoafetivos que desejam legalizar sua união nesta primeira edição, se inscreverem. Vale ressaltar que não vamos mais poder prorrogar a data, porque temos prazos judiciais a serem cumpridos para que se possa realizar o casamento na data prevista”, ressaltou a juíza.
A decisão da Justiça Estadual em realizar o casamento homoafetivo veio de um entendimento, de que é inaceitável pensar que as relações conjugais de pessoas do mesmo sexo devem ficar à margem e na informalidade.
O TJAP não é o primeiro Tribunal a realizar esse tipo de cerimônia civil. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no ano de 2014 foi o responsável por celebrar o maior casamento comunitário homoafetivo do Brasil, com 160 casais participantes.
A celebração de casamentos homoafetivos tem respaldo jurídico em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e na Resolução nº 175, de 14 de maio de 2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obrigam os cartórios de todo o Brasil a aceitarem a realização de casamentos civis de casais do mesmo sexo, ou permitir a conversão de união estável homoafetiva em casamento.
Macapá, 28 de agosto de 2015-
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 28 Agosto 2015 10:43