Curso de Conciliação e Mediação para servidores de Pedra Branca e Serra do Navio
A atividade teve como instrutoras as servidoras Sônia Regina Ribeiro e Maria da Conceição Cruz Meireles, monitoras credenciadas pelo CNJ. O curso faz parte do programa de formação de servidores, implementado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça do Amapá- NUPEMEC.
A servidora Sônia Ribeiro ressaltou que a capacitação objetiva a qualificação dos servidores para que eles possam na solução dos conflitos que chegam até a Justiça. O curso também proporciona uma melhor aproximação entre os próprios servidores, e também o Tribunal de Justiça com o servidor do interior.
“Além do curso, proporcionamos um treinamento do novo sistema CEJUSC que vai funcionar para os atendimentos de conciliação e mediação pré-processual. Fizemos um trabalho completo, tanto no que se refere aos aspectos dos fundamentos, como no material necessário para aprimorar esses estudos e assim desenvolver uma prática adequada para a sua Comarca”, disse.
Sônia Ribeiro também informou que ficou decidido que será instalada uma Central de Conciliação na Comarca de Pedra Branca.
A servidora Danielle Sousa da comarca Pedra Branca do Amapari agradeceu a iniciativa do Tribunal de Justiça em promover o curso nas comarcas interioranas.
“Foi um curso de alto nível, que nos ajudou a ter uma nova visão. São técnicas e práticas que funcionam, e realmente causam uma mudança tanto no mediador quanto nas partes. Os conhecimentos adquiridos ajudam a resolver nossos conflitos sociais do dia a dia. Que essa seja uma iniciativa duradoura e esperamos novos cursos para podermos qualificar nosso trabalho ainda mais”.
Nessa edição do Curso, os participantes puderem presenciar a mediação de um caso real e viram na prática o funcionamento e os resultados positivos proporcionados pela conciliação e mediação.
As instrutoras intermediaram a sessão e os participantes acompanharam atentamente. A prática teve a participação da juíza da Vara Única da Comarca de Pedra Branca do Amapari, Marcella Peixoto. A magistrada finalizou a audiência homologando o acordo.
“Foi uma experiência incrível e emocionante, já havia realizado um curso de conciliação no passado, mas dessa vez o aprendizado foi ainda maior. O impacto com os servidores foi grande, já que foi a primeira vez que eles tiveram contato com as práticas de conciliação e mediação e posso dizer que com a aplicação das técnicas corretas conseguiremos solucionar muito mais demandas por meio de acordos”, ressaltou a magistrada.
O curso foi ministrado no hall do Fórum de Pedra Branca e contou com a participação dos serventuários da Justiça, do Ministério Público, Conselheiros Tutelares, Psicólogos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Pedra Branca, professores e pedagogas da Escola Estadual Maria Helena Cordeiro.
“A interação foi intensa e os participantes tiveram excepcional desempenho. Quem ganha com isso são as comarcas, a população e o Judiciário amapaense que passa a prestar um serviço de melhor qualidade”, concluiu a instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro.
Macapá, 27 de agosto de 2015
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 27 Agosto 2015 08:00