O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

TJAP aperfeiçoa Projeto de Depoimento Especial para crianças e adolescentes

 depoimento especial 23A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do TJAP (CEIJ) reuniu com magistrados das Varas de Infância e Juventude e Varas Criminais  das Comarcas de Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari, bem como dos Juizados de Violência Doméstica de Macapá e Santana.

 depoimento especial 13O encontro objetivou aperfeiçoar o projeto de Depoimento Especial de crianças e adolescentes e formar um Grupo de Trabalho para acompanhar a execução da atividade. O Projeto tem como ferramenta a utilização de uma sala especial voltada para colher o depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência que necessitem de um atendimento diferenciado, preocupando-se em minimizar possíveis novos danos às vítimas.

 depoimento especial 18Juízes e servidores da equipe técnica multidisciplinar elencaram pontos pertinentes para a melhor utilização das quatro salas de Depoimento Especial existentes no Estado: uma em Macapá, outras em Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari.

 depoimento especial 31As salas podem ser utilizadas por todos os juízes, mas não são obrigatórias. Devem ser usadas em casos específicos de violência. Para melhor identificação dos casos que necessitem desta ferramenta, um curso será realizado em fevereiro de 2016, voltado para a capacitação de magistrados e servidores.

  depoimento especial 32“Precisamos capacitar e qualificar nossos magistrados e servidores para que estejam aptos a utilizar esta ferramenta. Com o trabalho do grupo, poderemos tomar conhecimento de equipamentos e melhorias necessárias para o melhor funcionamento destas salas”, explica a Coordenadora Estadual da Infância e Juventude, Desembargadora Stella Ramos.

Durante a reunião, a nova atribuição da 2ª Vara Criminal que deverá ter a designação de 2ª Vara Criminal e de Crime Contra a Criança e Adolescente foi comemorada, pois permitirá que crimes deste porte sejam agora julgados mais rapidamente. Para que a mudança se concretize falta apenas a aprovação do Projeto de Lei encaminhado pelo TJAP à Assembleia Legislativa do Amapá.

-Macapá, 27 de agosto de 2015-

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial 

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD