Curso de formação de juiz substituto conta com aulas sobre Conciliação e Mediação
Os juízes Marconi Pimenta e Joenilda Lenzi, e os servidores do Tribunal de Justiça do Amapá, Sônia Ribeiro e Mário Mendonça, realizam o curso de formação inicial para o cargo de juiz de direito substituto, com o curso ‘Difusão da cultura de conciliação como busca da paz social, técnicas de conciliação’.
O curso, que iniciou na segunda e terá a duração de quatro dias, tem o objetivo de repassar aos oito candidatos classificados a modalidade de resolução consensuada de conflitos, tendo em vista ser a conciliação o melhor instrumento pacificador social.
“Contextualizamos o histórico da cultura da pacificação social e a implantação dessas bases legais que são as novas regras que serão instituídas nas leis de mediação e do novo código de processo civil, que estabelece essa prática conciliatória como etapa do processo”, explica o servidor técnico do TJAP, Mario Mendonça.
Além de explicar a base legal das técnicas de conciliação, são apresentados aos candidatos as ações e programas que o Tribunal desenvolve e ainda, o relatório “Justiça em Números”, divulgado pelo CNJ.
“Esse curso é importantíssimo na formação do bom juiz, no juiz que entra na magistratura não apenas pelo cargo; para dar sentenças; disputar números, mas, sim, para resolver o conflito e descobrir que no processo existem sentimentos e que ele pode resolver e solucionar da maneira mais inteligente e eficaz aquele conflito que lhe foi trazido”, comenta o juiz Marconi Pimenta.
O curso de formação para o ingresso na carreira da magistratura amapaense iniciou no dia 03 de agosto e terá a duração de quatro meses. O conteúdo do curso foi organizado de acordo com as normas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado – ENFAM, e Escola Judicial do Amapá.
Macapá, 26 de agosto de 2015-
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 25 Agosto 2015 23:22