O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Criação de Central de Citação e Intimação por Telefone é tema de reunião no Fórum de Macapá

 citaçãotelefone 21O corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Carmo Antônio de Souza e o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, João de Teixeira de Matos, em reunião com Oficiais de Justiça do Fórum de Macapá, explicaram a importância da criação da unidade e os benefícios que o ato irá trazer, sobretudo, o de dar maior celeridade aos processos.

 citaçãotelefone 20Levantamento da Central de Mandados do Fórum de Macapá aponta que a proporção de cartas não cumpridas via correios é alta. Positivada ou não, a citação/intimação postal é remunerada de igual modo pelo erário. 

 citaçãotelefone 4Na reunião, o juiz João Matos lembrou que a proposição da instalação de uma Central de intimação por telefone partiu da Presidência do TJAP e o objetivo é tornar mais célere os atos processuais; fomentar a economia orçamentária do Judiciário com a racionalização dessas despesas e tornar o atendimento rápido, com a eficiência dos recursos tecnológicos disponíveis, ainda muito pouco explorados nesse quesito.

 citaçãotelefone 24O representante dos Oficiais de Justiça, Geraldo Majela Onives de Mattos, demonstrou apreensão com a eventual perda financeira para a classe com a criação da Central de Intimação por Telefone, em razão de presumível redução no número de diligências judiciais ao encargo dos Oficiais de Justiça.

 citaçãotelefone 22O desembargador Carmo Antônio de Souza lembrou ao representante dos Oficiais de Justiça, que trata-se de uma iniciativa do TJAP que objetiva aperfeiçoar o sistema de intimações, e  ressaltou que a alternativa vai desonerar a população. “O processo judicial, todo ele é caro por causa de todas as custas que são pagas. Se dispomos de meios mais eficientes e econômicos, devemos lançar mão dele”.

-Macapá, 31 de Agosto de 2015

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Daniel Alves

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD