O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Bolsistas recebem orientação sobre o Projeto de Leitura do TJAP

 ler 1Os bolsistas lotados no Fórum de Macapá, Juizados Virtual, Norte, Sul e UNIFAP, reuniram-se com a Coordenadora do Programa “Jovens Construindo o Futuro: Do Direito ao Deleite de Ler e Escrever”, Ângela Carvalho. A reunião aconteceu no Plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri. (VISUALIZAR FOTOS)

 ler 19O objetivo foi estimular nos jovens bolsistas ao hábito e à disciplina da leitura e, ainda, para a prática de produção de texto. Os bolsistas receberam da coordenadora os informes sobre resenhas e sugestões de tema para estudos no portal do TJAP, acompanhamentos sobre as leituras realizadas e troca de vivências literárias. Também puderam conhecer a Lei nº 12.244/10 que garante que todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, devem ter bibliotecas.

 ler 41Durante o encontro, a coordenadora Ângela de Carvalho, socióloga e contadora de história, fez a leitura da carta do escritor brasileiro Bartolomeu Campo, visando incentivar os jovens para o compromisso com a leitura.

 ler 44“A leitura literária, a mim me parece, promove em nós um desejo delicado de ver democratizada a razão. Passamos a escutar e compreender que o singular de cada um – homens e mulheres – é que determina sua forma de relação. Todo sujeito guarda bem dentro de si um outro mundo possível”, dizia um trecho da carta.

Como propõe o programa, os bolsistas estão escrevendo cartas à presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, falando sobre as leituras realizadas durante esse período.

 ler 33A bolsista lotada na Contadoria do Fórum de Macapá, Beatriz de Almeida, 16 anos, 2º ano do ensino médio no Colégio Amapaense, falou da sua paixão pela literatura, e da admiração que tem pelo Judiciário.

“Quero seguir o caminho da Justiça e até, quem sabe, ser magistrada futuramente. Acho fundamental o exercício diário da leitura, que faz a gente viajar mesmo estando no mesmo lugar. Tenho também um sonho até então secreto, ser escritora”, disse empolgada a jovem.

-Macapá, 25 de Agosto de 2015-

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD