Judiciário realiza nova reunião para instituir a audiência de custódia

IIreuniaocustodia 23O segundo encontro aconteceu no Tribunal de Justiça, com a participação de representantes do Judiciário e de órgãos estaduais, para tratar do papel de cada instituição na execução dos procedimentos das audiências de custódia que serão implementadas no Amapá. (VISUALIZAR FOTOS)

IIreuniaocustodia 16O desembargador Carmo Antônio de Souza, Corregedor-geral da instituição, destacou que esse modelo, já em execução na maioria dos Estados brasileiros, é um grande avanço que visa, em especial, dar tratamento diferenciado para cada caso de prisão flagrante.

Ele ressaltou que a superpopulação carcerária, no País, é reflexo de um sistema onde a demora para a solução dos casos de presos provisórios acarreta custos altíssimos para o erário e a sociedade, sem resolver o problema.

IIreuniaocustodia 15“Em menos de 24 horas, os presos em flagrantes serão apresentados ao juiz. Se a mantença da prisão for necessária, ela será executada no Iapen. Se não, o juiz decidirá por aplicação de medidas cautelares”, garante o desembargador.

Na reunião se esclareceu o porquê do procedimento das audiências de custódia necessitar do esforço não apenas do Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público, mas da ação conjunta de outras instituições por envolver toda uma logística governamental, a partir das delegacias de polícia, policiais civis e militares, equipes psicossociais, Politec e outras entidades até chegar ao Judiciário.

IIreuniaocustodia 14O vice-governador Papaléo Paes ressaltou o apoio que o Estado pretende dar, por entender ser uma questão de Justiça social. “É um procedimento, a nosso ver, muito mais justo e mais humano. No que couber à responsabilidade do governo, vamos nos esforçar para cumprir o nosso papel”, disse.

Até o dia 24 de agosto, quando vai ocorrer a próxima reunião do grupo para os ajustes do documento que firmará o convênio entre os envolvidos na execução das audiências de custódia, cada representante vai receber uma proposta de minuta definindo as competências de cada órgão.

-Macapá, 17 de Agosto de 2015

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD