O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Nota de esclarecimento aos candidatos aprovados no Concurso Público do TJAP

notaconcursoO Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa aos candidatos aprovados no último concurso público promovido pela Justiça do Amapá (Edital nº 001/2014), para o preenchimento de 100 vagas previstas para os cargos de Analista Judiciário e de Técnico Judiciário, nas Comarcas da Justiça em todo Estado, que a convocação se dará no prazo de validade do concurso, que é de dois a quatro anos - conforme determina a Constituição Federal-, a ser contado da data da homologação, ocorrida em 05/05/2015 (DJE Nº 77/2015), mediante a Resolução nº 981, de 30/04/2015.

Sendo assim, o prazo inicial da Administração para a convocação dos aprovados, dentro do número de vagas previstas, será até 05/05/2017, ressalvando-se que, se nesta data ainda remanescerem candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no Edital, o prazo do concurso deverá ser prorrogado por mais dois anos. Nessa hipótese, a Administração fica obrigada a convocar tais candidatos até o término do prazo de prorrogação.

Embora o processo seletivo esteja regularmente finalizado, o que determina o momento de convocação dos candidatos é a análise da conveniência e da oportunidade pela Administração Judiciária, mediante a devida justificativa. Esse entendimento está consolidado na doutrina e na jurisprudência pátrias, sendo certo que a convocação poderá ocorrer até o último dia de validade do certame, sem que isso configure qualquer violação ao direito dos aprovados.

Vale deixar claro que os motivos que ensejaram a não nomeação imediata de todos os aprovados no concurso, justifica-se na escassez de recursos orçamentário-financeiros que, inclusive, levaram a Administração do Tribunal a implementar rigorosas medidas de contenção, racionalização e contingenciamento de despesas, consoante os termos da Portaria nº 44.219/2015, de 06.05.2015, artigo 3º.

Por outro lado, também é importante informar que as convocações de candidatos aprovados vêm ocorrendo na medida das necessidades e possibilidades, já tendo sido nomeados quatro analistas judiciários, sendo três médicos e um engenheiro elétrico, estando em andamento o processo para a convocação de dois contadores.

-Macapá, 17 de agosto de 2015-

Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa: Conciliando as Diferenças- 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD