Turma do curso de História da UNIFAP visita o Museu Histórico do Poder Judiciário

dsc_0583 edtit

-Macapá, 05 de dezembro de 2012-

O Museu Histórico do Poder Judiciário, localizado ao lado da Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira, no prédio do Tribunal de Justiça do Amapá, recebeu a visita de professores e acadêmicos do curso de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O objetivo da visita, autorizada pela Presidência do TJAP, foi digitalizar todo o acervo do Museu para colocá-lo à disposição dos pesquisadores da UNIFAP e de outras instituições, bem como, deixar uma cópia ao Tribunal para que se torne mais fácil o acesso a esses arquivos.

dsc_0571A professora Verônica Xavier destacou que o trabalho representa “um resgate da nossa história, digitalizando esses arquivos”. Para a acadêmica Ivaneide Barbosa, a iniciativa é muito importante por representar uma maior visibilidade a estes documentos tão importantes na construção da história do Poder Judiciário amapaense. “Além, é claro, de dar maior segurança aos arquivos, caso haja eventuais possibilidades de perda das informações.

dsc_0589Dentre os arquivos do acervo está o Livro de Registros dos Escravos que foram liberados pelo Fundo de Emancipação, e ainda conta com documentos antigos das comarcas de Mazagão, Amapá,Calçoene e Oiapoque. O manuseio do acervo deve ser autorizado pelo Desembargador-Presidente, Mário Gurtyev, pois se trata de documentos muito raros, que existem há mais de 171 (cento e setenta e um) anos.

Bernadeth Farias

Assessora de Comunicação Social

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD