TJAP dá início ao curso de Formação para Ingresso na magistratura
Reunidos no plenário do Tribunal Regional Eleitoral, os oito candidatos aprovados no IX Concurso para o cargo de juiz de direito substituto iniciaram o curso de formação para ingresso na magistratura. O curso que iniciou nesta segunda-feira (03), terá a duração de quatro meses. (VISUALIZAR FOTOS)
Os oito candidatos aprovados para o curso de formação de Juiz Substituto da Justiça do Amapá são: Luciana Barros de Camargo, Rafael Siman Carvalho, Maíra Julia Teixeira, Frederico Vasconcelos de Carvalho, Simone Moraes dos Santos, Moisés Ferreira Diniz, André Gonçalves de Meneses e Diogo de Souza Sobral.
O Presidente do TRE/AP, Desembargador Carlos Tork, deu boas vindas aos candidatos e destacou a importância dessa etapa que eles passarão. “Acredito que o decorrer do curso de formação será de muito aprendizado. Convido os candidatos para que possam ver na prática as ações da Justiça Eleitoral amapaense como as sessões itinerantes, audiências públicas e fóruns de boas práticas que realizamos. Desejo a todos um bom curso”.
A Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargadora Sueli Pini, disse que um juiz tem que ter a vontade de solucionar problemas, e desejou que os oitos candidatos aproveitassem bastante o curso de formação.
“Vim de uma geração que quando se ingressava na magistratura não tínhamos esse importante momento preparatório. Atualmente, por recomendação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, faz-se necessário que os aprovados no concurso da magistratura participem desta etapa, onde iremos conhecer melhor os candidatos, e eles também irão mostrar o que são capazes de fazer e se esse é o caminho que eles querem mesmo seguir”, ressaltou a Presidente do TJAP.
Após as boas vindas, o Desembargador Carmo Antônio de Souza deu início à aula magna.
“Tenho certeza que vocês terão um grande aproveitamento. Estamos preparando vocês para suas funções como juízes. O juiz precisa ter o conhecimento aprofundado do Poder Judiciário, com conhecimento das autoridades constituídas com as quais ele vai trabalhar no exercício efetivo de seu cargo”, disse o Desembargador Carmo Antônio de Souza.
O Curso de Formação para Ingresso na magistratura será pautado em princípios humanísticos com o objetivo de formar juízes com uma visão integral capazes de entender a dinâmica social dos novos desafios da carreira e as inovações legislativas.
Desenvolvido em dois módulos, o Módulo I com abordagem teórica, será coordenado pelo Desembargador Raimundo Vales. No Módulo I temas como Relações Interpessoais e Interinstitucionais; Deontologia e Ética do Magistrado; Difusão da Cultura de Conciliação como busca da paz social, técnicas de conciliação e elaboração de decisões e sentenças na realização de Audiências.
Além de temas como Psicologia Jurídica; Administração Jurídica e Gestão de Pessoas; Capacitação em Recursos de Informação; Impacto Político, Econômico e Social das Decisões Judiciais e Direito Humanos.
Já o Módulo II sobre Prática forense (Capital e Interior) será coordenado pelo Desembargador Carmo Antônio. A metodologia do curso será com aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades em grupo, trabalhos escritos, seminários, estudo de casos e atividades práticas. A sistemática de avaliação será distribuída por atividades avaliativas, assiduidade, pontualidade, relacionamento interpessoal e interesse e participação durante os quatro meses de curso.
Os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 6,00 (seis) serão aprovados para a próxima etapa do concurso- Prova de Títulos, de caráter apenas classificatório.
-Macapá, 04 de agosto de 2015-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues e Daniel Alves
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 04 Agosto 2015 01:56