Judiciário reúne com representantes de entidades LGBT para tratar do Casamento na Comunidade para casais Homoafetivos
Durante reunião na sede do Tribunal de Justiça do Amapá com representantes do movimento LGBT, a Presidente Desembargadora Sueli Pini apresentou o projeto do Casamento na Comunidade para casais homoafetivos e pediu cooperação para sua realização.
A Desembargadora Sueli Pini explicou aos presentes que os casais de baixa renda e que não tiverem como pagar as custas do casamento, serão patrocinados. “Nossa intenção é que muitos casais possam participar. Iremos buscar parcerias com os cartórios de Macapá e Santana para patrocinar aqueles casais que não tiverem condições financeiras para arcar com as despesas, bem como buscar possíveis padrinhos”, garantiu a magistrada.
O presidente da Federação Amapaense LGBT, André Lopes, enfatizou as dificuldades que encontram para alcançar seus direitos. “Para nós é uma grande satisfação ver que uma iniciativa deste porte partiu da Instituição, pois tudo que conquistamos é sempre com muita luta”, salientou.
Presente na reunião, o pastor da Igreja de Inclusão, uma congregação também destinada ao público LGBT, Danilo Yeshua, se prontificou a dar a bênção religiosa durante a cerimônia.
A juíza Elayne Cantuária que está à frente da coordenação do casamento homoafetivo enfatizou o simbolismo deste evento para a comunidade LGBT. “Esta será uma celebração de inclusão. O Poder Judiciário não pode se fechar às transformações humanas”, explicou.
Durante o primeiro encontro da Comissão Organizadora foi definida a data da celebração do casamento, marcada para o dia 26 de setembro. Os casais interessados em oficializar sua união devem realizar uma pré-inscrição no período de 20 a 31 de julho, dirigindo-se à Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (SEMAST), no Departamento de Promoção da Igualdade e Orientação da Diversidade Sexual, localizado na Av. Cândido Mendes, nº 48, Centro.
O local da celebração será definido até o fim deste mês. As pessoas ou entidades que estiverem interessadas em apadrinhar a iniciativa, seja através do custeio das taxas ou outros custos, deverão procurar o TJAP para conjugar esforços nesta grande celebração.
Macapá, 17 de Julho de 2015-
Texto: Andréa Maciel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 17 Julho 2015 04:40