O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Judiciário realiza curso sobre “Técnicas de Conciliação e Negociação nas Relações de Consumo”

 curso procon 3Cerca de 50 técnicos do PROCON, órgão no Amapá que age na Proteção e Defesa do Consumidor, e servidores da Justiça do Amapá participam, na sede do Judiciário amapaense, de curso de capacitação em conciliação e mediação denominado de “Técnicas de Conciliação e Negociação nas Relações de Consumo. (VISUALIZAR FOTOS)

 curso procon 19O curso, ministrado pelas consultoras do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/TJAP - NUPEMEC, Sônia Ribeiro e Conceição Meireles, começou na quarta-feira (15) e se estenderá até sexta-feira, dia 17.

A capacitação faz parte de uma parceria entre o Judiciário e o PROCON, tendo em vista o grande volume de reclamações consumeristas e a possibilidade de realizar audiências pré-processuais de consumo em unidades da Justiça.

 curso procon 20“A demanda do PROCON será canalizada para as nossas centrais de conciliação. E isso vai exigir a disponibilidade da estrutura dos núcleos conciliatórios nos Fóruns das comarcas ao PROCON. Assim, é fundamental o aprimoramento das técnicas de conciliação e negociação nas relações de consumo”, explica Sônia Ribeiro.

A qualificação envolve o aprendizado de habilidades e como trabalhar a aplicabilidade desse conhecimento nas demandas que deságuam no PROCON.

 curso procon 4Para a desembargadora Sueli Pini, presidente da Justiça do Amapá, o Judiciário busca cooperar com todos os órgãos que lidam com relações conflituosas, para oferecer capacitação técnica nas áreas de conciliação e mediação, sendo isto uma forma de se fazer justiça preventiva.

 curso procon 14E reforça, ao afirmar que, “toda vez que se consegue fazer a composição de um conflito, antes mesmo que ele se torne um processo judicial, a sociedade e o Judiciário ganham. O sistema de Justiça custa muito caro à nação. Cabe a nós que estamos à frente desse sistema, criar mecanismos que facilitem a prestação jurisdicional sem aumentar os custos”.

-Macapá, 16 de Julho de 2015

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Plácido de Assis

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD